Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida
Lição 13: Fé
para crer na realidade do sofrimento eterno
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já
sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso,
recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Fé para crer na realidade do sofrimento
eterno. Para isto utilizem um marcador de quadro
branco.
Quadro e marcador para quadro branco
são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Vida e sofrimento eternos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vida e sofrimento eternos
Objetivo: Estudar sobre a vida eterna, enfatizando que será com Cristo ou sem
Cristo(tormento eterno).
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da parte e a outra cor para a
outra parte)
Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.
Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos
envelopes
Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que
deverão estar fechados.
Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão Vida Eterna e na
outra metade Perdição Eterna.
- Os alunos devem escolher um dos envelopes.
- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o
nome vida eterna e outro perdição eterna.
- Em seguida, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito,
para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo
3.16).
- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem o aceita e vive de
acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas, aqueles que não
o aceitam e vive em conformidade com o mundo terão o sofrimento eterno.
- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo
dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já
optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela
escolha acertada!
- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha
entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar
ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a
eternidade.
- Para concluir, leiam:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu
Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do
mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim,
malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário