Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 11: Bullying? O que é Isso?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por
parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa,
tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam,
escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que
vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante
que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize
o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Bullying?
O que é Isso?, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
-
Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica “Discriminação,
não!”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Discriminação, não!
Objetivo:
Exemplificar que atos de discriminação devem ser combatidos e denunciados.
Material:
¼ da folha de papel ofício e
caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo.
- Distribuam ¼ da folha de
papel ofício.
Veja um exemplo: Maria deve
fazer tal coisa. João(nome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode
ver o que o aluno está escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da
brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai
realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você
desejou.
- Então, os alunos deverão
realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de
rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.
- Depois, falem: Esta é a
finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros,
que você não gostaria para você.
- Então, comecem a trabalhar
os temas da indiferença, discriminação, Bullying, falta de respeito.
- Falem: Comece por você, não
discriminando ninguém. Faça a diferença!
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os
homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31
Ou se preferir a versão NTLH:
“Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica
desconhecida
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário