Adultos: Até os Confins da Terra - Pregando o Evangelho a Todos os Povos até a Volta de Cristo
Lição 12: O Modelo de Missões da Igreja de
Antioquia
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco
são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a
dinâmica “Missão a partir de
Antioquia”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Missão a partir de Antioquia
Objetivos:
Destacar
o início da missão a partir da cidade de Antioquia.
Ilustrar
e explanar a 1ª viagem missionária de Paulo seguindo a rota descrita no texto
bíblico.
Palavras
para digitar(ver procedimento)
01
rolo de fita adesiva
01
rolo de durex colorido vermelho
Procedimento:
Dias
antes da aula:
Digitar
os nomes dos lugares: Antioquia da Síria, Selêucia, Ilha de Chipre, Salamina,
Pafos, Perge, Panfília, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe.
Recortar
cada nome
Numerar
de 01 a 11, observando a ordem acima
Digitar
a expressão: Ponto de partida e chegada
No dia
aula:
Antes
dos alunos chegarem:
-
Organizem as cadeiras em círculo.
- No
centro do círculo, organizem os nomes digitados no piso da sala, observando um
mapa da 1ª viagem missionária de Paulo, para localizar cada cidade e formar a
rota da viagem.
- Os
nomes no piso vão ficar ligados com setas feitas de durex colorido vermelho, na
direção que indica a ordem sequencial do roteiro da viagem.
No
momento da aula:
-
Orientem os alunos para que se sentem em círculo, conforme estão as cadeiras.
-
Falem:
Na
aula de hoje, vamos estudar sobre o início da missão em Antioquia da Síria, através
de Paulo e Barnabé.
Vocês
estão vendo aqui no piso nomes dos lugares pelos quais Paulo e Barnabé
passaram.
Trata-se
de uma viajem longa que começa e termina neste lugar(apontem para Antioquia da
Síria e coloquem a expressão “Ponto de partida e chegada” ao lado do nome da
cidade).
Peçam
para que os alunos leiam cada nome, observando a ordem numérica do roteiro da
viajem.
-
Apontem para cada nome, à medida que vocês falarem sobre o roteiro desta viagem,
enfatizando que Antioquia é um exemplo de Igreja Missionária para os dias de atuais.
-
Depois, trabalhem outros pontos da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário