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segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida

Lição 14: Fé para crer no fim da história e na condenação eterna

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: Fé para crer no fim da história e na condenação eterna. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Dois caminhos, duas portas, uma escolha”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Dois caminhos, duas portas, uma escolha

Objetivos:

Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Enfatizar que a condenação eterna será para aqueles que rejeitarem Jesus.

Material:

Cadeiras

02 envelopes

Procedimento:

Antes da aula:

Organizem as cadeiras de forma que formem 02 caminhos

No final de cada caminho coloquem 01 cadeira

Em uma cadeira, fixem um envelope e coloquem dentro dele o nome “Caminho Estreito”.

Na outra cadeira, fixem um envelope e coloquem dentro dele o nome “Caminho Largo”.

Durante a aula:

- Organizem os alunos em 02 grupos.

- Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.

- Peçam para um grupo andar por um caminho e pegar o envelope. O outro grupo também deve realizar a mesma coisa.

- Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.

- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.

Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir outro caminho, rejeitando Deus.

- Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher? Por quê?

- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).

- Para entrar no caminho estreito, há necessidade de entrar pela porta estreita que é Jesus.

- Leiam o versículo: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo” Ap 3.20.

- Para concluir, falem: É sobre a condenação eterna para aqueles que rejeitarem Jesus o tema da aula de hoje.

Por Sulamita Macedo.

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