Jovens: A Prova da Vossa Fé - Vencendo a Incredulidade para uma Vida Bem-Sucedida
Lição
14: Fé para crer no fim da
história e na condenação eterna
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes
e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o
título da lição, escrevendo no quadro:
Fé para crer no fim da história e na condenação eterna. Para isto utilizem um marcador de quadro branco.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos
didáticos.
- Depois, trabalhem o
conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Dois caminhos, duas
portas, uma escolha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dois
caminhos, duas portas, uma escolha
Objetivos:
Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Enfatizar que a condenação eterna será para
aqueles que rejeitarem Jesus.
Cadeiras
02 envelopes
Procedimento:
Antes da aula:
Organizem as cadeiras de forma que formem 02
caminhos
No final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em uma cadeira, fixem um envelope e coloquem
dentro dele o nome “Caminho Estreito”.
Na outra cadeira, fixem um envelope e coloquem
dentro dele o nome “Caminho Largo”.
Durante a aula:
- Organizem os alunos em 02 grupos.
- Falem: A humanidade, aqui representa por
vocês, tem dois caminhos para seguir.
- Peçam para um grupo andar por um caminho e
pegar o envelope. O outro grupo também deve realizar a mesma coisa.
- Depois, solicitem que eles abram os
envelopes e leiam o conteúdo.
- Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento
sobre quem é Deus, sua criação, seu poder, que enviou seu filho para morrer
pelos pecadores e seguem este caminho e têm Deus como centro de suas vidas.
Mas, há um outro grupo de pessoas que mesmo
conhecendo Deus decidiram seguir outro caminho, rejeitando Deus.
- Perguntem: Qual o caminho que devemos
escolher? Por quê?
- Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o
caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
- Para entrar no caminho estreito, há
necessidade de entrar pela porta estreita que é Jesus.
- Leiam o versículo: “Eis que estou a porta e
bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com
ele cearei e ele comigo” Ap 3.20.
- Para concluir, falem: É sobre a condenação
eterna para aqueles que rejeitarem Jesus o tema da aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário