RSS

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos

Lição 12: O Cristão na Escola

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: O Cristão na Escola, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

 Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica “Há tempo para estudar..”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Há tempo para estudar...

Objetivo: Refletir sobre o tempo destinado para estudar.

Material:

01 desenho de relógio grande

01 borracha e lápis grafite para cada aluno

Procedimento:

- Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os intervalos das horas as atividades que executa por dia.

- Observando o que vocês preencheram no relógio, respondam oralmente estas perguntas:

Quais as ações que demandam mais tempo?

Quais as ações são prioritárias?

Que horas você acorda?

Que horas você vai e volta da escola?

Quanto tempo está reservado para o estudo?

Que horas você vai dormir?

Quanto tempo você passa na internet?

- Falem: O dia tem 24 horas, nesse tempo vocês realizam várias atividades, mas o que precisa ser modificado no neste relógio preenchido por vocês?

Entreguem a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo destinado as várias atividades, enfatizando o tempo para os estudos.

- Para finalizar leiam Pv 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: