Pré-adolescentes
Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 12: O Cristão na Escola
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já
sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso,
recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: O Cristão na Escola, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e
marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica
“Há tempo para estudar..”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Há tempo para estudar...
Objetivo:
Refletir sobre o tempo destinado para estudar.
Material:
01
desenho de relógio grande
01
borracha e lápis grafite para cada aluno
-
Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os
intervalos das horas as atividades que executa por dia.
-
Observando o que vocês preencheram no relógio, respondam oralmente estas
perguntas:
Quais
as ações que demandam mais tempo?
Quais
as ações são prioritárias?
Que
horas você acorda?
Que
horas você vai e volta da escola?
Quanto
tempo está reservado para o estudo?
Que
horas você vai dormir?
Quanto
tempo você passa na internet?
-
Falem: O dia tem 24 horas, nesse tempo vocês realizam várias atividades, mas o
que precisa ser modificado no neste relógio preenchido por vocês?
Entreguem
a borracha e o lápis grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o
tempo destinado as várias atividades, enfatizando o tempo para os estudos.
- Para
finalizar leiam Pv 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo o
propósito debaixo do céu”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário