Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos
Lição 13: Namorar? Agora Não!
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês já
sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso,
recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Namorar? Agora não!, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro branco e
marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco
palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica
“O tempo certo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O tempo certo
Objetivos:
Ilustrar
a importância das prioridades na vida do adolescente.
Refletir
sobre o tempo adequado para o namoro.
02
vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
Aproximadamente
½ kg de arroz cru
04
bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).
Procedimento:
Dias
antes da aula:
Façam
esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e
bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.
No
momento da aula:
-
Apresentem 01 vaso, os bombons e o arroz.
-
Falem:
O vaso
vai representar sua vida e suas atividades.
Os chocolates
vão representar as atividades mais importantes.
A
quantidade de arroz vai representar as coisas menos importantes.
-
Falem: Acabamos de estudar que há tempo para todas as coisas, mas a prioridade
para o adolescente deve ser:
Amizades
Igreja
Estudos
Lazer
Para
cada uma destas prioridades, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos,
até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e
não deverão ultrapassar a borda do vaso.
-
Apresentem o arroz e perguntem:
Esta
quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os
bombons dentro).
-
Coloquem, com cuidado, o arroz até a borda.
Agora
falem: esta parte de arroz representa as atividades menos importantes, além
daquelas já apontadas como prioridades.
Falem:
Perceberam que coube tudo? E se fizermos o processo inverso?
-
Agora, peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas
quantidades do procedimento anterior.
O que
aconteceu?
Os
bombons não couberam totalmente no vaso.
Falem:
O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma atitude que não é
prioritária, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem
espaço.
-
Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida do
adolescente. Enfatizem que o tempo para o namoro vai chegar no tempo certo, mas
não agora nesta idade.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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