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terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Pré-adolescentes Currículo 2022/2023 - Preservando os Valores Cristãos

Lição 13: Namorar? Agora Não!

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: Namorar? Agora não!, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.

 Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica “O tempo certo”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O tempo certo

Objetivos:

Ilustrar a importância das prioridades na vida do adolescente.

Refletir sobre o tempo adequado para o namoro.

Material:

02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.

Aproximadamente ½ kg de arroz cru

04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Procedimento:

Dias antes da aula:

Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

No momento da aula:

- Apresentem 01 vaso, os bombons e o arroz.

- Falem:

O vaso vai representar sua vida e suas atividades.

Os chocolates vão representar as atividades mais importantes.

A quantidade de arroz vai representar as coisas menos importantes.

- Falem: Acabamos de estudar que há tempo para todas as coisas, mas a prioridade para o adolescente deve ser:

Amizades

Igreja

Estudos

Lazer

Para cada uma destas prioridades, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.

- Apresentem o arroz e perguntem:

Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).

- Coloquem, com cuidado, o arroz até a borda.

Agora falem: esta parte de arroz representa as atividades menos importantes, além daquelas já apontadas como prioridades.

Falem: Perceberam que coube tudo? E se fizermos o processo inverso?

- Agora, peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.

O que aconteceu?

Os bombons não couberam totalmente no vaso.

Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma atitude que não é prioritária, ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.

- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na vida do adolescente. Enfatizem que o tempo para o namoro vai chegar no tempo certo, mas não agora nesta idade.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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