Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 12: A bondade de Deus e os
falsos profetas
1 - Antes de
abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Perguntem
como passaram a semana.
- Escutem
atentamente o que eles falam.
- Observem
se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem
se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora,
trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já
sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está
centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso,
recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é
importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Apresentem o título da lição: A bondade de Deus e os falsos profetas, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Posteriormente, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para
ilustrar o tema, apliquem a dinâmica “O Guia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Guia
Objetivo:
Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores e profetas.
Material:
01
venda para os olhos.
–
Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para
fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
–
Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
Com
estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao
erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos
verdadeiros e falsos profetas pastores.
–
Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado?
O guia
transmitiu confiança?
–
Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da
segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros profetas e pastores.
– Pode
acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem,
porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está
sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que
as ovelhas precisam obedecer aos pastores e profetas e estar atentas se a voz
representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
–
Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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