Adultos: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência
Lição 01: Quando
as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os
seguintes pontos:
Tema: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias
que se Apresentam com Nova Aparência.
Capa:
O que vemos?
Algumas
ovelhas e 01 lobo. Este aparece meio escondido entre as ovelhas.
O que isto tem a ver com o tema?
A
figura alerta a igreja para a presença dos falsos mestres com suas heresias no
meio do povo de Deus, conforme At 20.28 e 29.
Comentarista: Pastor
Esequias Soares da Silva. Outras informações
sobre o autor na introdução do Plano de Aula da lição 01, página 04, da revista
do professor.
Lições do trimestre:
Apresentem
os títulos das lições, lendo se forma alternada cada um deles; os professores
leem os números ímpares e os alunos, os pares.
03
– Agora, trabalhem a lição 01:
-
Apresentem o título da lição: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Agora,
vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Guia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Guia
Objetivo: Refletir
sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
Material:
01
venda para os olhos.
–
Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para
fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
–
Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
Com
estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao
erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos
verdadeiros e falsos pastores.
–
Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado?
O
guia transmitiu confiança?
–
Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da
segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.
–
Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês
falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao
que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de
falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz
representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
–
Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.
“Na
verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das
ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que
entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas
ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E,
quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o
seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho,
antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
-
Leiam ainda “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como
ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os
conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”.
Mateus 7. 15 a 17.
-
Para concluir, falem:
Observem a importância de conhecer as características
do verdadeiro e falso mestre, pastor ou profeta nos nossos dias.
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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