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terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Adultos: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência

Lição 01: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:

Tema:  Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência.

Capa:

O que vemos?

Algumas ovelhas e 01 lobo. Este aparece meio escondido entre as ovelhas.

O que isto tem a ver com o tema?

A figura alerta a igreja para a presença dos falsos mestres com suas heresias no meio do povo de Deus, conforme At 20.28 e 29.

Comentarista: Pastor Esequias Soares da Silva. Outras informações sobre o autor na introdução do Plano de Aula da lição 01, página 04, da revista do professor.

Lições do trimestre:

Apresentem os títulos das lições, lendo se forma alternada cada um deles; os professores leem os números ímpares e os alunos, os pares.

03 – Agora, trabalhem a lição 01:

- Apresentem o título da lição: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo da lição, utilizem a dinâmica “O Guia”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Guia

Objetivo: Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.

Material:

01 venda para os olhos.

Procedimento:

– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.

– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.

– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Como você se sentiu sendo guiado?

O guia transmitiu confiança?

– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.

– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.

– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

- Leiam ainda “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.

- Para concluir, falem:

Observem  a importância de conhecer as características do verdadeiro e falso mestre, pastor ou profeta nos nossos dias.

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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