Pré-adolescentes: Sábios Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 10: O Cuidado Com as PalavrasProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: O Cuidado Com as Palavras, escrevendo no
quadro branco. Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, analisem alguns provérbios populares, tais como:
“Quando
morrer o corpo vai num caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano
tem coceira na língua”.
“Boca
fechada não entra mosca”.
“Quem
muito fala, muito erra”.
“O
burro calado passa por sábio”.
“A
boca fala do que o coração está cheio”.
“Quem
conta um conto, aumenta um ponto”.
“Quem
muito fala, dá bom dia a cavalo”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para enfatizar a importância de transmitir informações de forma verdadeira,
utilizem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir
sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Um
pequeno texto(vejam no procedimento)
Procedimento:
-
Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui
numa doceria e escolhi: chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01 pipoca doce e 02 salgadas,
pastilhas, 7 chicletes, torrones,
jujubas, 01 garrafa de água. Fui para a fila do caixa para pagar, mas,
quando chegou minha vez de ser atendido,
o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que
esperar, se pudesse. Reclamei e pedi
para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30
minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
-
Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do
outro.
-
Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este
passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar
ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém
escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
-
Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a
mensagem estará truncada, distorcida, errada.
-
Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
-
Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas,
tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente,
não mentir, não espalhar fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário