Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 01: A Organização dos Livros do Antigo Testamento
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A Organização dos Livros do Antigo Testamento, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o item 2, utilizem a dinâmica “Antigo Testamento”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Antigo Testamento
Objetivo: Estudar
a classificação dos 39 livros do Antigo Testamento.
Bíblias
dos alunos
04
caixas
Nomes
digitados(ver no procedimento)
Procedimento:
-
Apresentem para os alunos 04 caixas identificadas com os seguintes nomes:
Pentateuco
Históricos
Poéticos
Proféticos
Dentro
da caixa do Pentateuco: Gênesis a Deuteronômio
Dentro
da caixa dos Históricos: Josué a Ester
Dentro
da caixa dos Poéticos: Jó a Cantares de Salomão
Dentro
da caixa dos Proféticos: Isaías a Daniel(Profetas Maiores), Oseias a
Malaquias(Profetas Menores)
-
Falem: Estamos agora estudando sobre os livros que compõem o Antigo Testamento.
Estes livros estão divididos em 04 blocos com estes nomes(apontem as caixas e
leiam cada nome).
-
Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?
-
Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.
Peçam
para que eles abram e leiam o intervalo de início e fim dos nomes dos livros.
Os
demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes dos livros que compreendem o
intervalo, observando o índice da Bíblia para poder identificá-los por
completo.
Aguardem
que os alunos realizem esta atividade.
-
Para concluir, perguntem:
Alguém
lembra de algum fato ou versículo destes livros?
Aguardem
as respostas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário