Juvenis: Falso ou Verdadeiro: como combater as idelogias do nosso tempo
Lição 12: Pluralismo religioso: todos os caminhos levam a Deus?Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Pluralismo religioso: todos os caminhos levam a Deus?, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “O Caminho”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho
Objetivo:
Demonstrar
a religação do homem com Deus, através do sacrifício de Jesus, provendo a
salvação para a humanidade.
4
folhas de papel ofício
01
tubo de cola branca
01
pincel atômico
01
rolo de durex colorido(vermelho)
Procedimento:
-
Colem 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o
versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo
sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
-
Apresentem para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o
homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do
pecado( nesse momento rasgue o caminho, simbolizando o afastamento do homem de
Deus).
-
Entreguem os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com
durex colorido vermelho. Ao terminarem, falam que somente através do sangue de
Jesus o caminho pode ser restaurado, através de um único sacrifício de Cristo
na cruz( o durex colorido representará o sangue).
-
Então, apresentem o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que
todos possam ler.
-
Concluam, lendo: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida;
ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Autoria
desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário