Pré-adolescentes: Sábios Conselhos de Provérbios para o Pré-Adolescente Cristão
Lição 11: O Perigo da InvejaProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: O Perigo da Inveja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para, ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “Inveja - um sentimento
perigoso”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inveja - um sentimento perigoso
Objetivo: Estudar
sobre a inveja e o perigo deste sentimento.
Um
ramo
Uma
figura de sol
Flores
Folhas
secas
Um
saco
Sementes
Procedimento:
1
- Leiam com os alunos o texto “A inveja do Pequeno Ramo”(postado abaixo), para
que os alunos entendam o que vão fazer.
2
- Agora, após a leitura, façam uma encenação deste texto. Para isto, vocês
precisam observar as seguintes orientações:
O
narrador deve ser o professor.
Escolher
um aluno para ser o pequeno ramo, entregar para ele um ramo verde e folhas
secas.
Escolher
um aluno para ser o jardineiro e outra pessoa para ser a filha; o jardineiro
entra com um saco no bolso.
Observar as orientações em itálico e entre parênteses para os alunos realizarem.
A inveja do Pequeno Ramo
Era uma vez um pequeno ramo. O pequeno ramo estava no
topo de uma montanha. A montanha mais bela e alta da floresta, do lado da casa
de um jardineiro trabalhador. O pequeno ramo era feliz com seus outros amigos
ramos ali(todos os alunos devem ficar agachados deste o início da leitura).
Então o tempo foi passando, e a chuva caía(os alunos
devem dizer chuá chuá), e o sol nascia(um aluno deve mostrar o sol). E todos os
ramos começaram a crescer(os alunos devem se levantar). Os amigos do pequeno
ramo, agora já não eram mais ramos, e sim, botões de flor(os alunos mostram as
flores). O pequeno ramo ficou feliz pelos amigos, e resolveu parar seu trabalho
de crescimento para observá-los.
Então se passou mais um tempo e os amigos do pequeno ramo
já viraram canteiros de rosa. E nada do pequeno ramo crescer(o aluno pequeno
ramo deve permanecer abaixado). Mas dessa vez, o pequeno ramo não ficou feliz
pelos amigos. Ele ficou triste(fazer cara de pessoa triste). Ficou triste e
chateado porque seus amigos estavam crescendo e ficando mais bonitos do que
ele, simples mato amarelado.
Os amigos do pequeno ramo já eram grandes arbustos e o
pequeno ramo estava tão triste de ver seus amigos tão grandes, que ele resolveu
ser a praga que estragava a beleza dos grandes arbustos florais.
Agora, os arbustos deixaram cair sementes(os alunos jogam
sementes pelo chão), que se multiplicaram, e que formaram um jardim. E cada vez
mais, o pequeno ramo tentava estragar a beleza do jardim, se alastrando por
todo o gramado.
Chegou um dia que ele ficou tão triste, mas tão triste
por causa dos amigos, que resolveu se transformar em uma verdadeira praga
parasita, e começou a influenciar os amigos a deixar de produzir aquelas flores
tão belas, para que fossem apenas simples arbustos, e o lugar iria ficar mais
bonito.
- Simplicidade, meus colegas, simplicidade. Ele os
enganava. Alguns caíam em sua conversa, outros não.
Até que um dia veio o jardineiro daquele lugar, com a
filha pequena(o aluno jardineiro e a filha entram). A menina adorou as
roseiras. Mas ela notou que havia um matinho chato as enforcando(a menina fica
olhando entre as roseiras). Então pediu para o pai arrancar o que estava
estragando o trabalho tão bonito do tempo, e da natureza, com seu coração todo
mole pelas rosas.
Então o pequeno ramo foi arrancado(o aluno pequeno ramo
sai, puxado pelo braço). E só o que sobrou dele, foram suas folhas secas
imundas, que o jardineiro recolheu(o aluno jardineiro apanha as folhas secas e
coloca no saco), feliz por ter se livrado de uma praga inconveniente, e causado
um sorriso a mais no rosto da pequena filha. (Autoria desconhecida)
3
– Depois, analisem com os alunos sobre as consequências da inveja do pequeno
ramo.
4
– Em seguida, falem sobre a inveja dos irmãos de José(personagem bíblico);
leiam Gn 37. 5 a 11 e se possível apresentem figuras que ilustrem esta
narrativa.
Vocês
podem conseguir as figuras no departamento infantil da igreja. Pelo fato de
mostrar figuras, isto não quer dizer que é algo infantil, pois depende do
enfoque dado pelo professor para os alunos juvenis.
5
– Depois, leiam Gn 49.22 “José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à
fonte; seus ramos correm sobre o muro”
Em
seguida, façam uma comparação entre José, um ramo frutífero, com o ramo do
texto que não cresceu, estabelecendo diferenças entre eles sobre a inveja, um
que foi invejado e o que aconteceu com os irmãos invejosos e o pequeno ramo que
invejava seus amigos ramos que cresceram e ele não.
Por
Sulamita Macedo.
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