Jovens: Alcance um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção
Lição 12: Proteção
contra os vícios
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Proteção contra os vícios, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Teia”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Teia
Objetivo: Refletir sobre as artimanhas e ciladas do
inimigo, para destruir a nossa vida espiritual, familiar e social, através dos
vícios.
Material: um
novelo de lã ou cordão
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que pegue a ponta
do cordão, enlore no dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo que está a
sua frente. O que pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até
o último aluno.
-
Ao terminar, você verão uma formação de uma teia.
-
Então, perguntem: Para que serve uma teia de aranha?
Espera-se
que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para
pequenos insetos e depois devorá-los.
-
Perguntem: O que isto pode representar para nossa vida cristã? Cair na teia e
ser “devorado” pelos vícios?
Aguardem
as respostas.
-
Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios.
Certamente haverá dificuldade.
-
O que isto pode representar?
Ficar
embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, e quem já se
encontra viciado, isto é, preso na teia, tem dificuldade de sair. Por isso,
devemos ter cuidado, Deus pode nos dar força para resistir as ciladas do
inimigo, como os vícios.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário