Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 12: A bondade de Deus e os falsos profetas
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: A bondade de Deus e os falsos profetas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave ou
perguntas para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes,
como por exemlo
- Para
ilustrar o tema da aula, utilizem a dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Verdadeiro ou Falso?
Objetivos:
Diferenciar
objeto falso do verdadeiro através de suas características.
Introduzir
o estudo sobre falsos profetas
Material: CD, DVD,
relógio, bolsa, celular, roupa, perfume etc.
-
Escolham um dentre os objetos citados para fazer a demonstração, observando que
do mesmo objeto deve haver um verdadeiro(original, legítimo) e outro
falso(pirateado).
-
Apresentem os objetos para a classe e perguntem se há diferença entre eles.
Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar
dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a oportunidade e questione o
porquê das respostas.
Há
também, outra possibilidade de utilização desses objetos:
Vocês
podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los
como tal, mas observem a reação da turma diante das características dos
objetos.
-
Em seguida, façam a pergunta:
O
que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso?
Os
alunos deverão emitir suas opiniões.
-
Para concluir, enfatizem que é necessário conhecer as características do
objeto. Agora, introduzindo o tema sobre falsos mestres, trabalhem com os
alunos características dos verdadeiros e falsos mestres.
-
Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos
dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são
lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas
dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos;
nem a árvore má dar frutos bons”(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia
original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário