Adultos: Adultos Corpo, Alma e Espírito - A Restauração Integral do Ser Humano para chegar à Estatura Completa de Cristo
Lição 13: Preparando o Corpo, a Alma e o Espírito para
a Eternidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
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– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
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- Agora, vocês iniciam o estudo da
lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Preparando o Corpo, a
Alma e o Espírito para a Eternidade,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar sobre o tema da aula, utilizem a dinâmica “Santificação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Santificação
Objetivos:
Refletir
sobre a necessidade de um posicionamento quanto à santificação.
Enfatizar
que a santicação deve abranger o corpo, a alma e o espírito.
01
caixa
01
chocolate ou bala para cada aluno
Versículo
digitado: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em
toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
01
grampeador
Procedimento:
Antes da aula:
Prendam
o versículo no chocolate utilizando o grampeador
Coloquem
dentro da caixa
Na aula:
-
Apresentem uma caixa, não falem o que tem dentro.
-
Façam um certo suspense e depois perguntem se alguém tem coragem de colocar a
mão dentro caixa.
Façam
uma contagem, escrevendo a quantidade dos:
Que
vão colocar a mão dentro da caixa
Que
não vão colocar a mão dentro da caixa
Que
estão indecisos
É
interessante que haja estes 03 tipos de pessoas.
-
Depois, peçam para que os alunos que decidiram colocar a mão dentro da caixa,
para que com cuidado ponham a mão dentro dela.
Isto
deve acontecer com todos os alunos que responderam afirmativamente. Orientem
para que não falem sobre o que pegaram.
Neste
momento, pode acontecer de algum aluno desistir. Tente convencê-lo, mas se
houver resistência, não insista.
-
Falem: Nesta atividade, vocês tiveram 03 posicionamentos. Dessa mesma forma, as
pessoas possuem 03 ações diferentes quanto a santificação. Uns escolhem uma
vida de santidade, outros não querem e outros ficam indecisos, cambaleantes.
Mas, Deus requer de nós um posicionamento quanto a uma vida de santidade.
-
Para concluir, abram a caixa e entreguem para eles um chocolate, com um
versículo fixado com grampeador: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede
vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por
Sulamita Macedo.




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