Pré-adolescentes: Preservando os Valores Cristãos
Lição 13: Namorar? Agora Não!Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição:
Namorar? Agora Não!, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
- Para ilustrar o tema da lição, utilizem a dinâmica
“O tempo certo”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O tempo certo
Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na vida do
adolescente.
Refletir sobre o tempo adequado para o namoro.
02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
Aproximadamente ½ kg de arroz cru
04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais,
depende do tamanho do vaso).
Procedimento:
Dias antes da aula:
Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter
certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas
situações descritas abaixo.
No momento da aula:
- Apresentem 01 vaso, os bombons e o arroz.
- Falem:
O vaso vai representar sua vida e suas atividades.
Os chocolates vão representar as atividades mais
importantes.
A quantidade de arroz vai representar as coisas menos
importantes.
- Falem: Acabamos de estudar que há tempo para todas
as coisas, mas a prioridade para o adolescente deve ser:
Amizades
Igreja
Estudos
Lazer
Para cada uma destas prioridades, vocês colocam 01
bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons
deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Apresentem o arroz e perguntem:
Esta quantidade de arroz cabe dentro deste
vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).
- Coloquem, com cuidado, o arroz até a borda.
Agora falem: esta parte de arroz representa as
atividades menos importantes, além daquelas já apontadas como prioridades.
Falem: Perceberam que coube tudo? E se fizermos o
processo inverso?
- Agora, peguem o outro vaso, coloquem o arroz e
depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Os bombons não couberam totalmente no vaso.
Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa
alguma atitude que não é prioritária, ficando o que é prioritário com pouco
espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a importância do que é
prioritário na vida do adolescente. Enfatizem que o tempo para o namoro vai
chegar no tempo certo, mas não agora nesta idade.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.




0 comentários:
Postar um comentário