Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 02: O que deu errado com a Família?
Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo da lição,
perguntando: O que deu errado com a Família?
Certamente várias respostas
aparecerão, mas enfatizem que a origem de todo problema foi a existência do
mal, através do pecado cometido por Adão e Eva: a desobediência.
- Mas, alguém pode perguntar: E o
que eu tenho a ver com isso? Algo que foi cometido há muito tempo e eu tenho
que pagar o pato?
- Para melhorar a compreensão da
contaminação do pecado, realizem a seguinte atividade:
1 - Antes da aula: Organizem
folhas de papel ofício, com figuras geométricas desenhadas, como: triângulo,
quadrado e circulo. Cada folha deverá ter apenas uma figura.
2 – Distribuam uma folha para
cada aluno.
3 – Os alunos deverão andar pela
sala e conversar com os colegas e copiar na sua folha o desenho que o colega
tem.
4 – Orientem para que mudem de
colegas pelo menos 03 vezes.
5 – Falem: Olhem para seus papéis
e obsevem o que aconteceu. Todos possuem as marcas uns dos outros, isto é,
houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo figurativo de algo que se espalhou,
assim também o pecado.
6 – Leiam: - Leiam Romanos 5. 12 “Pelo
que, como um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim
também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.
- Falem: O pecado cometido pela
primeira família alcança também todas as famílias e traz conseguências
negativas. Mas, enfatizem que Deus apresenta uma solução para o problema:
reatar o relacionamento com os homens, através do sacrifício de Jesus.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “A Aliança”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica:
A Aliança
Objetivo: Refletir
sobre o que pode interferir de forma negativa na família, maculando o
relacionamento entre os seus membros.
Material: 01
aliança, 01 flanela e polidor de metais.
Procedimento:
- Falem para os alunos o que significa a palavra “aliança”.
De acordo com o dicionário Michaelis, aliança é: 1 Pacto
contraído por mútuo acordo, para determinado fim comum. 2 Resultado
dessa associação. 3 Pacto de amizade celebrado entre estados ou povos.
4 Fusão ou união de coisas diferentes. 5 Matrimônio. 6
Coligação, confederação, união, liga. 7 Liga de metais. 8 Anel
usado como símbolo de noivado ou casamento.
- Acrescentem que a aliança, concerto ou pacto pode ocorrer entre Deus e
o homem, do homem com Deus e entre os homens. Falem que numa aliança, há duas
partes envolvidas.
- Em seguida, apresentem uma aliança para a turma e solicitem a um aluno
para utilizar uma flanela e um pouco de polidor de metais para polir a aliança.
- Depois, peçam para que mostrem a aliança e a flanela.
- Falem: A aliança está brilhando e a flanela está manchada de preto.
- Perguntem: o que aconteceu?
Aguardem as respostas.
- De que forma podemos extrair exemplos disto para a família?
Somos parte integrante de uma família, não podemos deixar que os
problemas estraguem e perturbem o bom relacionamento que deve haver entre os
seus membros.
- Reflitam sobre o que tem dificultado, maculado o relacionamento na
família.
- O que pode significar o polidor? Leitura da palavra, comunhão, oração,
perdão, pedir desculpas, uma conversa etc.
Por Sulamita Macedo.
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