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segunda-feira, 2 de julho de 2012


 Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 02: O que deu errado com a Família?   
                                                                     
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo da lição, perguntando: O que deu errado com a Família?
Certamente várias respostas aparecerão, mas enfatizem que a origem de todo problema foi a existência do mal, através do pecado cometido por Adão e Eva: a desobediência.

- Mas, alguém pode perguntar: E o que eu tenho a ver com isso? Algo que foi cometido há muito tempo e eu tenho que pagar o pato?

- Para melhorar a compreensão da contaminação do pecado, realizem a seguinte atividade:
1 - Antes da aula: Organizem folhas de papel ofício, com figuras geométricas desenhadas, como: triângulo, quadrado e circulo. Cada folha deverá ter apenas uma figura.
2 – Distribuam uma folha para cada aluno.
3 – Os alunos deverão andar pela sala e conversar com os colegas e copiar na sua folha o desenho que o colega tem.
4 – Orientem para que mudem de colegas pelo menos 03 vezes.
5 – Falem: Olhem para seus papéis e obsevem o que aconteceu. Todos possuem as marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
6 – Leiam: - Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”.

- Falem: O pecado cometido pela primeira família alcança também todas as famílias e traz conseguências negativas. Mas, enfatizem que Deus apresenta uma solução para o problema: reatar o relacionamento com os homens, através do sacrifício de Jesus.

- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Aliança”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Aliança

Objetivo: Refletir sobre o que pode interferir de forma negativa na família, maculando o relacionamento entre os seus membros.

Material: 01 aliança, 01 flanela e polidor de metais.

Procedimento:
- Falem para os alunos o que significa a palavra “aliança”.
De acordo com o dicionário Michaelis, aliança é: 1 Pacto contraído por mútuo acordo, para determinado fim comum. 2 Resultado dessa associação. 3 Pacto de amizade celebrado entre estados ou povos. 4 Fusão ou união de coisas diferentes. 5 Matrimônio. 6 Coligação, confederação, união, liga. 7 Liga de metais. 8 Anel usado como símbolo de noivado ou casamento.

- Acrescentem que a aliança, concerto ou pacto pode ocorrer entre Deus e o homem, do homem com Deus e entre os homens. Falem que numa aliança, há duas partes envolvidas.

- Em seguida, apresentem uma aliança para a turma e solicitem a um aluno para utilizar uma flanela e um pouco de polidor de metais para polir a aliança.

- Depois, peçam para que mostrem a aliança e a flanela.

- Falem: A aliança está brilhando e a flanela está manchada de preto.

- Perguntem: o que aconteceu?
Aguardem as respostas.

- De que forma podemos extrair exemplos disto para a família?
Somos parte integrante de uma família, não podemos deixar que os problemas estraguem e perturbem o bom relacionamento que deve haver entre os seus membros.

- Reflitam sobre o que tem dificultado, maculado o relacionamento na família.

- O que pode significar o polidor? Leitura da palavra, comunhão, oração, perdão, pedir desculpas, uma conversa etc.

Por Sulamita Macedo.

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