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domingo, 15 de julho de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter Cristão
Lição 04: Paz é ausência de guerra?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo do tema, falando que na aula de hoje será sobre a PAZ. A paz é uma das virtudes do Fruto do Espírito Santo.
 
- Trabalhem o conteúdo sugerido na lição, de forma participativa. 

- Realizem a seguinte atividade:
Levem para a classe jornais ou revistas atuais e solicitem para que os alunos procurem reportagens promotoras de Paz ou que retratem a ausência de Paz.
Os alunos devem colar as reportagens numa cartolina ou papel madeira.
Reflitam sobre as reportagens e procurem enfatizar  o que tem causado a ausência  de paz e ainda sobre a fonte da verdadeira Paz: Deus.

- Utilizem a dinâmica “Paz nos Relacionamentos”.

-Para concluir, leiam o texto “A Verdadeira Paz”, que proporcionará a reflexão de que podemos ter paz em meio as dificuldades e que a fonte da paz é Deus.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Paz nos Relacionamentos

Objetivo: Refletir sobre o que tem dificultado ou promovido a paz com quem nos relacionamos.

Material: ½ folha de papel ofício para cada aluno, lápis grafite e borracha.

Procedimento:
- Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
- Solicitem para que eles escrevam características pessoais, o que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e dorme etc.
- Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveram.
- Depois, falem:
Vocês observaram que todos aqui são diferentes?
O que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se relaciona(família, amigos etc) convivam em paz?
Então, como conviver com as pessoas em paz em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa comunhão com quem nos relacionamos seja efetiva, promovendo a paz.
- Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado situações conflitivas.
- Falem: Observaram que as marcas das palavras permaneceram? Há características que não podemos retirar, mas que podem ser modificadas, melhoradas. Orientem que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está legal.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: A Verdadeira Paz
Havia um rei que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar numa pintura a paz perfeita. Foram muitos os artistas que tentaram.
         O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele realmente gostou e teve que escolher entre ambas.
A primeira era um lago muito tranqüilo. Este lago era um espelho perfeito onde se refletiam umas plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênue nuvens brancas. Todos os que olharam para esta pintura pensaram que ela refletia a paz perfeita.
A segunda pintura também tinha montanhas. Mas estas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre elas havia um céu tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões. Montanha abaixo parecia retumbar uma espumosa torrente de água. Tudo isto se revelava nada pacífico.
Mas, quando o rei observou mais atentamente, reparar que atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Neste arbusto encontrava-se um ninho. Ali, no meio do ruído da violenta camada de água, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho.
Paz perfeita. Qual foi a pintura ganhadora? O rei escolheu a segunda. Sabes por quê? "Porque", explicou o rei: "paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor." "Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos no nosso coração." "Este é o verdadeiro significado da paz".
Autoria desconhecida.

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