RSS

segunda-feira, 23 de julho de 2012


Jovens e Adultos - Vencendo as Aflições da Vida
Lição 05: As Aflições da Viuvez

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Viuvez! Você pode ter pensado: Ensino numa classe na qual não há viúvos nem viúvas. O que este tema tem a ver com meu aluno?
Então, pensando sobre o tema da viuvez, busquei algumas situações nas quais seus alunos(mesmo jovens), podem estar inseridos:
. Os alunos podem ter mãe viúva ou pai viúvo.
. Os alunos podem ter avó viúva ou avô viúvo.
. Os alunos podem ter pai, mãe, avô, avó doentes terminais, cuja morte parece ser uma certeza próxima. Alguém ficará viúvo ou viúva. Parece cruel pensar assim, mas é a realidade!
. Os alunos podem ter parente próximo ou amigo que está viúvo ou viúva.
. Alunas viúvas de marido vivo.
. Alunos ou alunas(senhores e senhoras) com filho viúvo ou filha viúva.
. Na classe da Terceira Idade pode ter mais viúvas e viúvos.
. Casamento com viúvo ou viúva.

- Então, para iniciar o estudo da lição, procurem situar o tipo de aluno que você tem com uma das situações descritas acima.
 
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Até que a morte os separe...”

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição, de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Atenção,  professores da lição de Adolescentes e Juvenis! Vocês já podem encontrar as orientações pedagógicas para as lições, no blog Atitude de Aprendiz.
Os professores do Discipulado poderão encontrar também orientações pedagógicas no blog Atitude de Aprendiz. Procurem no marcador: Subsídio Pedagógico Discipulado I e II.

2 comentários:

ciana's blog disse...

Viúva de marido vivo... Já tinha ouvido esta frase, mas achava que era um exagero... Mas é assim que sou hoje... Que Deus me dê forças e a todos que estão passando por esta situação. Não sei o que é pior a dor de saber que nunca mais teremos aqueles que amamos do nosso lada, ou se ter este alguém ausente mesmo na presença...

Sulamita disse...

Ciana, tudo na vida tem o tempo de começar e terminar! Não desanime!