Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Caráter Cristão
Lição 06: Benignidade, a bondade para ajudar
Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo do tema, lendo
Galátas 5. 22 e falem para os alunos que “benignidade” e “bondade” são duas
virtudes do Fruto do Espírito Santo.
- Perguntem: O que é benignidade?
E bondade? Ambas possuem o mesmo significado?
De acordo com
o dicionário Michaelis:
Benignidade
é qualidade de benigno. Benigno: 1 Que se compraz em fazer bem;
benévolo. 2 Afetuoso, bondoso, complacente (falando de pessoa). 3
Agradável, favorável, propício, suave (falando das coisas). 4 Med
Não perigoso
Bondade: 1 Qualidade de bom.
2 Disposição natural para o bem. 3 Benevolência, brandura,
indulgência. 4 Boa índole. 5 Cortesia, favor, mercê. 6
Justiça.
Mas observem,
o que há na página 47 da lição: “Benignidade são palavras que trazem em si um
significado parecido, mas em linhas gerais, podem ser distinguidas da seguinte
forma: Benignidade é o sentimento que
nos destaca, ao passo que a bondade é a atitude que nos destaca”(grifo nosso).
Observem
que um refere-se a sentimento e o outro a atitude.
- Trabalhem
o conteúdo proposto na lição de forma participativa e contextualizada.
- Para
finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Eu,
um Samaritano!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu,
um samaritano!
Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual
ou coletiva.
Material: Bíblia.
Material humano: 06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o
sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para
realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este
tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro
ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola encontra-se
em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores”
deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro.
Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus
alunos, ações para atendimento a pessoas
necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc.
Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado
pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um
trabalho dessa forma, pois costuma-se atender aos necessitados em situações
eventuais.
Por Sulamita Macedo.
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