Currículo do
Ano 2 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 06:
Religiões diferentes. Em quem acredito?
Professoras e professores, para esta lição,
apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos,
perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e
observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se
há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem que nesta lição o assunto a ser
tratado será sobre família na qual existem pessoas com religiões diferentes.
- Façam um levantamento da situação dos alunos
quanto a isto, escrevendo a quantidade de alunos nos seguintes casos:
Pais e filhos evangélicos
Filhos evangélicos e pais com outras
religiões
- Perguntem para os alunos do segundo caso,
como tem sido a relação entre eles e seus pais.
Aguardem as respostas.
Filhos evangélicos que querem impor aos pais
sua crença.
Pais
não crentes que não aceitam que o filho seja evangélico, reprimindo outra forma
de crença.
- Depois, solicitem qual o posicionamento dos
alunos sobre os dois casos.
- Em seguida, apresentem orientações de como
de portar diante destas situações, de acordo com a Palavra de Deus, observando
também as indicações apontadas na lição.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Perdidos no Deserto”, que
possibilitará a reflexão sobre dificuldades de consenso diante de decisões
individuais e em grupo. Aproveitem a atividade e contextualizem com a situação
vivenciada pelos alunos, diante de conflitos enfrentados na família.
Tenham uma excelente e produtiva!
Dinâmica: Perdidos no Deserto
Objetivo: Refletir sobre
dificuldades de consenso diante de decisões individuais e em grupo.
Material: 01 cópia da
tabela para cada aluno(postada abaixo).
Procedimento:
- Entreguem
para cada aluno a tabela abaixo.
Decisão Individual
|
Relações de Itens
|
Decisão do Grupo
|
Alimento
enlatado
|
||
Casacos
para baixa temperatura
|
||
Cinco
galões de água
|
||
Dois
galões de combustível inflamável
|
||
Mapa do
continente africano
|
||
Quatro
caixas de chocolate
|
||
Três
litros de bebida alcoólica
|
||
Vinte
metros de corda de nylon
|
||
Um espelho
tamanho médio
|
||
Uma
bússola
|
||
Um livro:
a Bíblia Sagrada
|
||
Um
mosqueteiro
|
||
Um pequeno
rádio transmissor
|
||
Um
repelente de cobras de escorpiões
|
||
Um rifle
com munição
|
||
Uma
barraca para acampamento
|
||
Uma caixa
de fósforos
|
- Apresentem
as seguintes orientações:
Vocês fizeram
uma viagem para a África. Em um passeio pelo deserto, o carro quebrou-se e não
sabem como voltar. E agora? Estão
perdidos e o que vão fazer?
Vocês
possuem estes itens da coluna do meio, mas não poderão levar todos consigo. Cada
pessoa deve escolher apenas 05 itens que considera importante para sua
sobrevivência no deserto, para isto deve assinalar com um “x” ao lado do item
escolhido na coluna da esquerda(tempo de 2 minutos).
Depois, em
círculo os alunos vão escolher 05 itens de forma coletiva, apontado com um “x”
na coluna da direita. Cada pessoa apresentará seus argumentos para a indicação
de algum item escolhido no modo individual.
- Depois,
que a atividade terminar, falem: É nesse momento, onde acontecem as
dificuldades de consenso; saber escutar e respeitar a opinião do outro são
fatores importantes para o desfecho da situação-problema. Sabe-se, no entanto,
que os resultados nem sempre são totalmente pacíficos. Mas, vale a pena tentar!
- Para
concluir, contextualize esta dinâmica para as situações conflitivas que os
alunos enfrentam na família.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário