Currículo do Ano 3 – Adolescentes – Vivendo em Família
Lição 03: Obedecer é o mesmo que adorar?
Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo do tema da lição falando sobre a obediência as
normas, orientações, ordens, nos mais diversos aspectos, quer seja no trânsito,
na escola, em casa, na igreja, manual de instalação de um produto, receita de
um bolo etc.
Questionem a razão das regras e suas conseguências positivas quando
observadas e postas em práticas, ou negativas quando infringidas. Quem são os
beneficiados ou vítimas?
Com a Bíblia na mão, falem: A Bíblia é um manual de regras, nos guia e
nos orienta em vários aspectos.
- Trabalhem o conteúdo da lição, procurando enfatizar que a obediência a
Deus e aos pais é uma forma de adoração ao Senhor.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Você Sabe Seguir Instruções?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você Sabe Seguir Instruções?
Objetivos:
- Refletir sobre a importância da obediência
à Palavra de Deus.
- Promover de forma lúdica
reflexão sobre a importância de estar atento as regras, não se embaraçando com
outros apelos.
Material: 01 cópia para cada aluno da atividade “Você sabe
seguir instruções?”(ver abaixo) e caneta.
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
- Distribuam 01 cópia da atividade para cada aluno.
- Orientem os alunos para que
sigam a instrução da atividade.
- Observem as atitudes dos alunos.
- Conforme orientação inicial do
texto, o aluno deveria ler tudo antes de realizar qualquer outra ação. Mas, os
apressados não observam esta consigna e realizam as ações solicitadas.
- Durante a execução da atividade,
observem se algum aluno observou a orientação inicial do texto e, sem que os
demais vejam, solicitem que não falem que os colegas estão errados.
- Depois que todos terminarem,
trabalhem com os alunos sobre a importância de observar qual regra era para ser
seguida e questionem a razão deles não terem observado a única norma correta,
realizando as outras. O que lhes faltou?
Aguardem as respostas.
- Então, falem: Muita vezes não
observamos o que a Bíblia nos ensina e nos adverte e, por conseguência,
cometemos falhas. Devemos ler a Bíblia diariamente, observar seu ensino e
obedecer.
- Leiam:
Sl 119. 97 e 105: “Oh! Quanto amo
a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! Lâmpada para os meus pés é tua
palavra e luz para o meu caminho”.
Mt 7.24 “Todo aquele que, pois,
que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem
prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”.
Texto da
Atividade: Você sabe seguir instruções?
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.
Leia tudo antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 – Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 – Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 – Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 – Feche os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira por 10 segundos.
10 – Conte em voz alta de 10 a 01.
11 – Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora, levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora que você leu todas as instruções, cuidadosamente, faça somente o que a frase dois solicita. Ignore todas as instruções, mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.
Autoria desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário