Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da
Igreja
Lição 01: Escatolo... O quê?
Professoras e
professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a
aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem
atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após a
chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a
importância desse ato?
Os alunos se
sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa
forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o
estudo da lição, perguntando para os alunos o que entendem sobre a palavra
ESCATOLGIA.
Aguardem as
respostas, escreva-as no quadro. Depois, procurem formular uma definição de
escatologia a partir das ideias dos alunos e de outras informações
expostas por vocês.
Se necessário
apresentem uma definição de um dicionário bíblico ou da lição.
- Para
trabalhar o conteúdo da lição, utilizem a dinâmica “A Ordem das Coisas”.
Tenham uma
excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Ordem das Coisas
Objetivo: Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.
Material:
01 rolo de
fita adesiva
01 rolo de
barbante
22 prendedores
de roupa(mais conhecido como pegador de roupa)
11 envelopes
11 expressões
digitadas(acontecimentos): O ARREBATAMENTO DA IGREJA, O TRIBUNAL DE CRISTO, A
GRANDE TRIBULAÇÃO, AS BODAS DO CORDEIRO,A
REVELAÇÃO DO SENHOR JESUS, O FIM DO IMPÉRIO DO ANTICRISTO, O JULGAMENTO
DAS NAÇÕES, O MILÊNIO, A ÚLTIMA REVOLTA DO DIABO E SEU JULGAMENTO, O JUÍZO
FINAL, NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
- Coloquem
cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.
- Espalhem
estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de mesa, cadeira,
carteira etc.
- Fixem um
barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam pendurados todos os 11
acontecimentos digitados.
DURANTE A
AULA:
- Solicitem
aos alunos que procurem os 11 envelopes, antes falem que nestes envelopes há
algo a ser revelado.
- Quando todos
os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que abram o envelope e
leiam o conteúdo a ser revelado.
- Depois,
estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos escatólogicos e
coloque-os no varal, da esquerda para a direita.
- Depois,
comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de forma objetiva,
começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que vão acontecer.
À medida que
for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar os eventos de lugar,
caso estejam fora da ordem(certamente estará).
- Depois
afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre, a partir da
lição 03, pois na lição 01 será sobre os sinais que antecedem ao 1º. evento – o
Arrebatamento.
Por Sulamita
Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário