RSS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Currículo do Ano 3 – Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da Igreja
Lição 01: Escatolo... O quê?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo da lição, perguntando para os alunos o que entendem sobre a palavra ESCATOLGIA.

Aguardem as respostas, escreva-as no quadro. Depois, procurem formular uma definição de escatologia a partir das ideias dos alunos e de outras informações expostas  por vocês.
Se necessário apresentem uma definição de um dicionário bíblico ou da lição.

- Para trabalhar o conteúdo da lição, utilizem a dinâmica “A Ordem das Coisas”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Ordem das Coisas

Objetivo: Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.

Material:
01 rolo de fita adesiva
01 rolo de barbante
22 prendedores de roupa(mais conhecido como pegador de roupa)
11 envelopes
11 expressões digitadas(acontecimentos): O ARREBATAMENTO DA IGREJA, O TRIBUNAL DE CRISTO, A GRANDE TRIBULAÇÃO, AS BODAS DO CORDEIRO,A  REVELAÇÃO DO SENHOR JESUS, O FIM DO IMPÉRIO DO ANTICRISTO, O JULGAMENTO DAS NAÇÕES, O MILÊNIO, A ÚLTIMA REVOLTA DO DIABO E SEU JULGAMENTO, O JUÍZO FINAL, NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.

Procedimento:

ANTES DA AULA:
- Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.
- Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de mesa, cadeira, carteira etc.
- Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam pendurados todos os 11 acontecimentos digitados.

DURANTE A AULA:
- Solicitem aos alunos que procurem os 11 envelopes, antes falem que nestes envelopes há algo a ser revelado.
- Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que abram o envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.

- Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos escatólogicos e coloque-os no varal, da esquerda para a direita.
- Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de forma objetiva, começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que vão acontecer.


À medida que for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar os eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente estará).
- Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre, a partir da lição 03, pois na lição 01 será sobre os sinais que antecedem ao 1º. evento – o Arrebatamento.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: