RSS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição 01: O Que é Graça e Misericórdia?

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem do tema da aula: O Que é Graça e Misericórdia?

- Depois, solicitem aos alunos que abram a Bíblia no índice do Novo Testamento e procurem o livro de Romanos(ainda no índice).

Então, comecem a ler o nome das 13 cartas escritas pelo Apóstolo Paulo(de Romanos a Filemom).

Falem: Estudaremos neste trimestre alguns aspectos de cada uma destas cartas.

- Em seguida, apresentem um mapa das Viagens de Paulo e falem que:

09 destas cartas referem-se a cidades pelas quais passou Paulo, evangelizando: Roma(Romanos), Corinto( I e II Coríntios), Galácia(Galátas), Éfeso(Efésios), Filipos(Filipenses), Colossos(Colossenses) Tessalônica(I e II Tessalonicenses); apontem no mapa cada cidade citada.
As outras 04 são dirigidas aos cooperadores de Paulo, Timóteo(I e II Timóteo), Tito, Filemom.

- Depois falem: O estudo destes cartas, começará com a endereça aos cristãos em Roma, isto é, a carta aos Romanos, nela estudaremos sobre A GRAÇA e A MISERICÓRDIA de Deus.

Então, iniciem o estudo do tema, colocando no quadro ou cartolina as palavras GRAÇA e MISERICÓRDIA, e procurem esclarecer e diferenciar as duas palavras.

Trabalhem o conteúdo da lição  de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula, além de contextualizar o tema com o tipo de aluno que você tem. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.

- Para finalizar a aula, realizem a dinânica “Caixa de Presente”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caixa de Presente    
     
Objetivo: Refletir sobre  a Graça de Deus  que é para todos.

Material:
01 caixa de presente
Balas ou chocolate(01 para cada aluno)
Versículo digitado em tamanho pequeno – Tito 2.11 “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos e os homens”.
Frase digitada da largura da caixa: “Este presente não é somente seu, distrubua com os colegas”.
Papéis para sorteio

Procedimento:

ANTES DA AULA:
- Fixem os versículos nas balas com grampeador, se preferir vocês podem colar.
- Escrever o nome dos alunos para o sorteio.
- Arrumem a caixa da seguinte forma:
As balas no fundo da caixa.
Por cima das balas, coloquem a frase digitada no papel da largura da caixa: “Este presente não é somente seu, distribua com os colegas”.

DURANTE A AULA:
- Apresentem a caixa de presentes.
- Falem que na caixa há algo muito importante.
- Falem: Quem deseja receber este presente?
- Façam o sorteio do presente.
- Orientem ao ganhador  para que ele abra caixa de presentes.
O aluno deverá abri-la e realizar a orientação contida na caixa, já descrita acima.
- Depois, os alunos deverão ler o versículo que está pregado na bala.
- Para concluir falem, a salvação pela Graça é para todos, é um presente muito valioso que recebemos de Deus. Da mesma forma, que o presente(apresentem a caixa) não era somente para um, mas para todos vocês, assim também a salvação para todos quantos aceitam a Cristo.


Por Sulamita Macedo.

0 comentários: