Currículo do Ano 3 –
Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da Igreja
Lição 04: O Dia da
Prestação de Contas
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem
a importância desse ato?
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
-
Falem do tema da aula: O Dia da Prestação de Contas.
- Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Julgamento”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição, contextualizando o tema com o
tipo de aluno que você tem, buscando durante a aula, a participação e
envolvimento do aluno. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Julgamento
Objetivos:
Realizar
julgamento de 03 personagens em situação hipotética.
Refletir
sobre o julgamento que participaremos no Tribunal de Cristo.
Material: 01 cópia do texto “A História de Marlene” para cada
aluno(postada abaixo).
Procedimento:
1 - Distribuam uma cópia do texto para
cada aluno.
A História de Marlene
Marlene,
Pedro e Paulo são amigos desde a infância. Conhecem-se há muito tempo. Paulo já
quis casar com ela, mas recusou, alegando estar namorando Pedro.
Certo
dia, Marlene decide visitar Pedro, que morava no outro lado do rio. Chegando ao
rio, Marlene solicita a um barqueiro que a transporte para o outro lado. O
barqueiro, porém, explica a Marlene ser este trabalho seu único ganha-pão, e
pede-lhe certa soma de dinheiro, importância de que Marlene não dispunha.
Ela
explica ao barqueiro o seu grande desejo de visitar Pedro, insistindo em que a
transporte para o outro lado. Por fim o barqueiro aceita, com a condição de
receber em troca um manto que usava.
Marlene
hesita e resolve ir consultar um eremita que morava perto. Conta-lhe a
história, o seu grande desejo de ver Pedro e o pedido do barqueiro,
solicitando, no final, um conselho. Ele Respondeu:
-
Compreendo a situação, mas não posso, na atual circunstância, dar-lhe nenhum
tipo de conselho. Se quiser, podemos dialogar a respeito, ficando a decisão final
por sua conta.
Marlene
retorna ao riacho e decide aceitar a última proposta do barqueiro. Atravessa o
rio e vai visitar Pedro, onde passa três dias bem feliz.
Na
manhã do quarto dia, Pedro recebe um telegrama. Era a oferta de um emprego
muito bem remunerado no exterior, coisa que há muito tempo aguardava. Comunica
imediatamente a notícia a Marlene, e na mesma hora a abandona.
Marlene
cai numa tristeza profunda e resolve dar um passeio, encontrando-se com Paulo a
quem conta a razão de sua tristeza. Paulo compadece-se dela, e procura
consolá-la.
Depois
de certo tempo, Marlene diz a Paulo:
-
Sabe que tempos atrás você me pediu em casamento, e eu recusei, porque não o
amava bastante, mas hoje penso amá-lo suficientemente para casar com você.
Paulo
retrucou:
-
É tarde demais, não estou interessado em tomar os restos de outro.
Autoria do texto desconhecida.
2 - Realizem a leitura do texto,
anotando no quadro os nomes dos personagens.
3 - Depois, perguntem:
Você
concorda com a atitude de Paulo?
Você
discorda da atitude de Pedro?
Você
acha que Marlene agiu corretamente, quando procurou Pedro?
4 - Aguardem as respostas, certamente
haverá discordância, pois o julgamento das atitudes dos personagens depende do
ponto de vista dos alunos.
5 - Depois, falem que um dia também
seremos julgados, nosso atos serão avaliados por Deus no Tribunal de Cristo,
evento esse que acontecerá após o Arrebatamento. Lá haverá somente um padrão de
julgamento.
-
Agora trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
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