RSS

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

-->
Currículo do Ano 2 – Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição 02: Não Seja Ignorante!
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem do tema da aula e do título da lição, lendo inicialmente I Coríntios 12.1 “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”. Enfatizem por que razão Paulo tratou deste assunto com osirmãos de Corinto.
- Iniciem o estudo sobre os dons espirituais, utilizando a dinâmica “Presentes do Espírito Santo”.
- Depois, procurem explicar sobre cada dom, escrevam no quadro o nome de cada um deles; dessa forma os alunos, ao final da explanação, terão uma visão geral de todos os dons apontados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecânica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas!
“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).

Dinâmica: Presentes do Espírito Santo
Objetivo: Conhecer os tipos de Dons Espirituais
Material:
 03 caixas de presente.
Nome dos dons digitados: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas,Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos,  Palavra da Sabedoria,  Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
Procedimento:
ANTES DA AULA:
Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons que manifestam a mensagem de Deus, chamados de dons de elocução(os verbais): Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.
Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons que manifestam a sabedoria de Deus, chamados de dons de inspiração ou de saber: Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos e Palavra da Sabedoria.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons que manifestam o poder de Deus, chamados de dons de Poder: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
DURANTE A AULA:
- Falem que os Dons Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser considerados como valiosos presentes.
- Apresentem as 03 caixas de presente e distribuam para 03 pessoas da classe.
- Solicitem que abram as caixas, uma de cada vez.
- Ao abri-las, peçam para olhar o conteúdo do presente. Então, ao retirar o papel digitado, solicitem para que o aluno leia para a turma.
- Quando for lido os nomes de todos os  dons, falem que este será o tema da aula deste domingo.
- Para concluir, leiam I Co 12.01,04,07 e 11 e falem da importância dos dons para a Igreja.
Por Sulamita Macedo

0 comentários: