Lição 05: Obadias – O
Princípio da Retribuição
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem
a importância desse ato?
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
-
Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Obadias, o quarto de uma
série de 12 livros. A lição tem como título “Obadias – O Princípio da
Retribuição”.
-
Introduzam o estudo do tema, procurando entender o significado da palavra “retribuição”
e depois sobre “Princípio da Retribuição”.
Procurem primeiro conhecer o que os
alunos já conhecem sobre isto. Escutem atentamente a fala de cada um e, a
partir das ideias expostas, formulem conjuntamente um conceito, corrigindo ou
acrescentando outras informações.
Vocês
podem ainda utilizar alguns ditados populares, para ajudar os alunos no
entendimento do tema, tais como:
“Quem
semeia vento, colhe tempestade”.
“Quem
com ferro fere, com ferro será ferido”.
-
Depois, apresentem a estrutura do livro do profeta Obadias e sua mensagem.
-
Falem sobre o princípio da retribuição no livro de Obadias e depois leiam o
texto de reflexão “O Eco e a Vida”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para finalizar o estudo do tema, utilizem a
dinâmica “Sementes”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Recomendação:
Professoras
e professores,
No momento de preparação da aula,
leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais importantes. Pesquisem
sobre este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da
aula, daí a importância de levantar pontos principais e não se prender em pontos
pouco relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!
Leiam com atenção, este
trecho do livro “O Que todo professor de Escola Dominical deve saber”, de Elmer
L. Tows:
“Uma
professora iniciante de Escola Dominical sentia-se frustrada porque
aparentemente não conseguia ser compreendida pela classe. Ela procurou sua
mestra favorita, uma professora de Escola Dominical para adolescentes, a fim de
pedir ajuda. A professora de adolescentes meneou a cabeça e disse: “Acho que o
meu problema era igual ao seu. Quando comecei a lecionar, pensava que deveria
ensinar tudo o que sabia, todas as semanas, ou ao menos tudo o que estava
listado na revista do professor. Então percebi que se eu levara vinte anos para
aprender tudo o que sei, talvez devesse deixar que os alunos estudassem a
Bíblia em seu ritmo. Quando mantive o foco no único conceito realmente
importante em cada lição, tornei-me uma professora melhor e a Escola Dominical,
mais agradável’.
Muitos
professores confrontam-se com a enorme quantia de ensino bíblico que desejam
transmitir num tempo muito limitado. Como pode um professor de Escola Dominical
discorrer sobre tudo o que se encontra no manual do mestre nos trinta ou
quarenta minutos que passa realmente ensinando? Professores eficazes aprenderam
a limitar cada lição a uma verdade central. Ensinar um único princípio a cada
aula facilita o ensino e o aprendizado. E quando os alunos compreendem um
princípio básico, podem supor o restante por si mesmos.
Um
dos primeiros passos ao preparar o plano de aula é identificar uma verdade ou
tema central da lição. Se a sua lição não for construída ao redor dessa verdade
central, os membros da classe não serão desafiados a aprender. Se tentar
comunicar muita coisa numa sala única de aula, os alunos sentir-se-ão
sobrecarregados e desestimulados.
Você
só descobrirá a verdade central investindo tempo e energia no estudo da lição.
Isso envolve mais do que ler casualmente um trecho das escrituras. Primeiro,
você precisa de tempo e lugar definidos dedicados ao preparo das lições. Se
possível, estude um pouco a cada dia, em vez de tentar preparar-se
apressadamente de uma só vez. Isso lhe dará tempo para refletir sobre o
conteúdo e identificar a verdade central”.
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