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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

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Jovens e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição 02: Oseias – A Fidelidade no Relacionamento com Deus
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Oseias, o primeiro de uma série de 12 livros. A lição tem como título “Oseias – A fidelidade no relacionamento com Deus”.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva, sem suprir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros, sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!
- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Oseias
Profetizou em Samaria: Capital do Reino do Norte
Período de Ministério: 793 – 753 a. C.(40 anos)
Contemporâneo do rei Jeroboão II(Os. 1.1)
Havia prosperidade econômica, hegemonia política e militar da Assíria
Constatava-se a apostasia, infidelidade a Deus.
2 – Divisão do livro do profeta Oseias:
Parte I: Biografia do profeta, nos capítulos de 1 a 3.
Parte II: Profecias, nos capítulos 4 a 14.
3 – Mensagem principal do livro
4 – Simbolismo do matrimônio de Oseias e Gomer
5 – Advertências e juízos
6 – Mensagem de Esperança: Amor e fidelidade de Deus/ Reconciliação/Restauração
7 – Contextualização do tema com a vida do seu aluno e para a Igreja.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Árvore Frutífera”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Os professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios pedagógicos para as lições no Blog Atitude de Aprendiz.
Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecânica. Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas!
“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).

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