Jovens
e Adultos: Os Doze Profetas Menores
Lição
02: Oseias – A Fidelidade no Relacionamento com Deus
Professoras e professores, para esta lição, apresento
as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
- Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta
Oseias, o primeiro de uma série de 12 livros. A lição tem como título “Oseias –
A fidelidade no relacionamento com Deus”.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma
objetiva, sem suprir partes importantes.
Leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos
mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros, sites confiáveis. Não
percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar pontos principais
e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!
- Como trabalhar o tema:
1 – Contexto histórico da época do profeta Oseias
Profetizou em Samaria: Capital do Reino do Norte
Período de Ministério: 793 – 753 a. C.(40 anos)
Contemporâneo do rei Jeroboão II(Os. 1.1)
Havia prosperidade econômica, hegemonia política e
militar da Assíria
Constatava-se a apostasia, infidelidade a Deus.
2 – Divisão do livro do profeta Oseias:
Parte I: Biografia do profeta, nos capítulos de 1 a 3.
Parte II: Profecias, nos capítulos 4 a 14.
3 – Mensagem principal do livro
4 – Simbolismo do matrimônio de Oseias e Gomer
5 – Advertências e juízos
6 – Mensagem de Esperança: Amor e fidelidade de Deus/
Reconciliação/Restauração
7 – Contextualização do tema com a vida do seu aluno e
para a Igreja.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma
participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula. Dessa, forma
aprendizagem será mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Árvore Frutífera”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Os
professores de Adolescentes, Juvenis e Discipulado podem encontrar subsídios
pedagógicos para as lições no Blog Atitude de Aprendiz.
Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecânica.
Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa
atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas
diferenciadas nas aulas!
“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na
criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez
desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além
do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as
coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais
eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada
vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).
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