Currículo
do Ano 2 – Adolescentes – Cartas que Ensinam
Lição
03: Cristão passa por Tribulação?
15 DO OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR
Parabenizo as professoras e professores pelo seu dia.
Aproveito também a oportunidade para conclamar a todas e todos a
continuarem a cumprir a nobre tarefa de ensinar a Palavra de Deus, edificando a
formação espiritual e moral dos alunos!
Professoras e professores, para esta lição, apresento
as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo do tema, colocando no quadro ou
cartolina a pergunta do título da lição: Cristão
passa por Tribulação?
- Falem: Gente, qual a opinião de vocês, o cristão
passa por tribulação?
Aguardem as respostas. Depois leiam II Co 4. 8 e 9.
- Em seguida, afirmem que o cristão passa por
dificuldade, sofrimento, tribulação e que este é o tema da aula de hoje, que se
encontra na segunda carta de Paulo aos irmãos de Corinto.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma
participativa, buscando o envolvimento do aluno com a aula.
- Não se esqueçam de contextualizar o tema da aula com
o tipo de aluno que você tem, isto é, após a apresentação dos sofrimentos que o
Apóstolo Paulo passou, deixem espaço para que os alunos falem dos problemas que
enfrentam atualmente. Dessa, forma aprendizagem será mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Tempestade”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Tempestade
Objetivos:
Refletir sobre as
dificuldades que enfrentamos na vida cristã.
Confirmar que temos socorro
em Jesus, aquele que acalma as tempestades.
Material: Folha de papel ofício
para cada aluno, 3 metros de TNT azul, 01 mesa pequena, fita adesiva.
Procedimento:
- Entreguem uma folha de
papel ofício para cada aluno e solicitem para que eles façam um barquinho,
usando a técnica da dobradura (aquela que agente fazia quando criança).
- Enquanto isso, organizem
o TNT na mesa de forma que dê ideia de um mar revolto.
- Peçam para que os alunos
coloquem seus barcos no mar revolto. Se julgar necessário, utilizem fita
adesiva para fixar os barquinhos.
- Falem para os alunos que
o mar revolto representa as situações adversas que enfrentamos na vida. Muitas
vezes precisamos retirar do nosso barco algo que pode impedir o bom
prosseguimento da viagem. Cada um deve nesse momento refletir se há algo que
precisa ser descartado ou modificado, mas não precisa falar para os
colegas.
- Há também outras
situações que precisamos do socorro de Jesus para acalmar a tempestade.
Leiam: Mt 8.23 a 26.
- Façam uma oração pelos
alunos sobre isto.
- Em seguida, com a ajuda
de outra pessoa, estirem o TNT, representando o mar sem a tempestade.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário