Lição 04: Amós – Justiça
Social como Parte da Adoração
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
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Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de
uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
Após
a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e
procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email.
Compreendem
a importância desse ato?
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
-
Falem: A aula de hoje será sobre o livro de profeta Amós, o terceiro de uma
série de 12 livros. A lição tem como título “Amós – Justiça Social como Parte da
Adoração”.
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Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica: Injustiça Social – Igual em todo tempo?
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Depois, leiam o texto “O Bicho” e analisem
a situação retratada neste poema, falando sobre miséria, pobreza, dignidade
humana, fome, desemprego, moradia etc na atualidade e no tempo do profeta Amós.
O Bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com veracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato
O bicho, meu Deus, era um homem.
Autor: Manoel Bandeira
-
Em seguida, escrevam no quadro ou cartolina a expressão INJUSTIÇA SOCIAL.
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Perguntem: Quais as causas das injustiças sociais? As causas de hoje são as mesmas
da época do Profeta Amós?
Aguardem
as respostas.
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Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma objetiva e participativa .
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Recomendação:
Professoras
e professores,
No momento de preparação da aula, leiam
a lição pelo menos 02 vezes, anotem os pontos mais importantes. Pesquisem sobre
este tema em livros e sites confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí
a importância de levantar pontos principais e não se prender em pontos pouco
relevantes. Preparem-se para ministrar a aula!
Leiam com atenção, este
trecho do livro “O Que todo professor de Escola Dominical deve saber”, de Elmer
L. Tows:
“Uma
professora iniciante de Escola Dominical sentia-se frustrada porque
aparentemente não conseguia ser compreendida pela classe. Ela procurou sua
mestra favorita, uma professora de Escola Dominical para adolescentes, a fim de
pedir ajuda. A professora de adolescentes meneou a cabeça e disse: “Acho que o
meu problema era igual ao seu. Quando comecei a lecionar, pensava que deveria
ensinar tudo o que sabia, todas as semanas, ou ao menos tudo o que estava
listado na revista do professor. Então percebi que se eu levara vinte anos para
aprender tudo o que sei, talvez devesse deixar que os alunos estudassem a
Bíblia em seu ritmo. Quando mantive o foco no único conceito realmente
importante em cada lição, tornei-me uma professora melhor e a Escola Dominical,
mais agradável’.
Muitos
professores confrontam-se com a enorme quantia de ensino bíblico que desejam
transmitir num tempo muito limitado. Como pode um professor de Escola Dominical
discorrer sobre tudo o que se encontra no manual do mestre nos trinta ou
quarenta minutos que passa realmente ensinando? Professores eficazes aprenderam
a limitar cada lição a uma verdade central. Ensinar um único princípio a cada
aula facilita o ensino e o aprendizado. E quando os alunos compreendem um
princípio básico, podem supor o restante por si mesmos.
Um
dos primeiros passos ao preparar o plano de aula é identificar uma verdade ou
tema central da lição. Se a sua lição não for construída ao redor dessa verdade
central, os membros da classe não serão desafiados a aprender. Se tentar
comunicar muita coisa numa sala única de aula, os alunos sentir-se-ão sobrecarregados
e desestimulados.
Você
só descobrirá a verdade central investindo tempo e energia no estudo da lição.
Isso envolve mais do que ler casualmente um trecho das escrituras. Primeiro,
você precisa de tempo e lugar definidos dedicados ao preparo das lições. Se
possível, estude um pouco a cada dia, em vez de tentar preparar-se
apressadamente de uma só vez. Isso lhe dará tempo para refletir sobre o
conteúdo e identificar a verdade central”.
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