Currículo
do Ano 3 – Juvenis – O Que a Bíblia Fala sobre o Futuro da Igreja
Lição
02: Sinais
Professoras e professores, para esta lição, apresento
as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem
como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se
há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a
relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
- Falem: Domingo passado, estudamos sobre vários eventos
escatológicos. Na lição de hoje,
estudaremos sobre os sinais que antecedem o Arrebatamento, o primeiro dos eventos
escatológicos.
- Trabalhem sobre os sinais que antecedem o Arrebatamento,
utilizando a dinâmica “Onde há fumaça, há fogo!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Pensem nisto!
Fujam de uma ministração de aula puramente mecênica.
Ensinar não é uma ato solitário. Mesmo que vocês tenham se habituado a essa
atitude, procurem mudar, mesmo devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas
diferecidadas nas aulas!
“Mas sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na
criatividade. Para infundir empolgação em nosso ministério de ensino e talvez
desenvolver nossa parte de imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além
do “sempre foi feito assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as
coisas são feitas que nos recusamos a admitir a existência de caminhos mais
eficientes. Também é mais fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada
vez mais melhores do que tentar inovar”(Marlene D. LeFever).
Dinâmica:
Onde há fumaça, há fogo!
Objetivos:
Apresentar os sinais que antecedem o Arrebatamento.
Refletir sobre a importância de estar atento aos
sinais.
Material:
02 folhas de papel madeira ou cartolina, 02 tubos de
cola, 04 tesouras, 02 pincéis atômicos,revistas e jornais atuais, 01 rolo de
fita adesiva.
Procedimento:
- Forneçam para cada grupo, os seguintes materiais: 01
folha de papel madeira ou cartolina, 01 tubo de cola, 02 tesouras, 01 pincel
atômico erevistas e jornais atuais.
Se possível, providenciem duas mesas ou utilizem o
piso, para a execução da atividade.
- Forneçam as seguintes orientações: Vocês vão
organizar um cartaz com figuras e reportagens sobre acontecimentos indicadores
de sinais do Arrebatamento da Igreja. Para isto, vocês deverão utilizar os
materiais(mostrem para os alunos), também há uma referência bíblica importante
sobre os sinais em Mateus 24.3 a 14 para ser lida.
O cartaz deverá conter um título, figuras e
reportagens sobre os sinais, qual o nome de cada sinal encontrado e os nomes
dos componentes do grupo.
- Estipulem um tempo de 20 minutos ou 30 no máximo
para a organização do cartaz. Durante o período de execução da tarefa, passem
pelos grupos, tirem dúvidas, corrijam algo se necessário, observem se os alunos
estão utilizando o tempo com a atividade ou conversando sobre outros assuntos,
falem para os grupos que o tempo estiver terminando, comecem de 10 minutos até
5.
- Após a conclusão da atividade, os cartazes devem ser
fixados num quadro ou parede e em seguida trabalhem os sinais e outros não
apontados pelos alunos como indicadores do Arrebatamento. Enfatizem a
importância de ficar alerta aos sinais, pois onde há fumaça, há fogo, isto é,
os sinais são um prenúncio da Vinda de Jesus.
- Se possível, fixem estes cartazes no mural ou em
outro local de fácil visibilidade para a Igreja.
Coloquem a identificação da classe(nome ou número),
nomes dos professores.
Por Sulamita
Macedo.
1 comentários:
Amei sua dinâmica....Pois para este trimestre fazer uma aula diversificada terei que me esforçar...Vou ficar acompanhando seu blog.
Postar um comentário