Dinâmica: A Fonte da Alegria
Objetivo:
Estudar sobre a alegria cuja fonte está em Deus.
Material:
02
bexigas
Procedimento:
- Dividam a turma em 03
grupos, distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Em que momentos vocês se
sentem alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de impedimentos
para sentir alegria?
Estipulem um tempo de 05 minutos para os
grupos.
- Depois, organizem a turma
em círculo e solicitem que cada grupo leia a pergunta e apresentem as respostas
de forma objetiva.
- Falem: Existe uma alegria
ocasionada por situações diversas e há outra diferente, que é aquela
proporcionada pelo Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
- Para exemplificar,
utilizem duas bexigas(bolas de aniversário).
Encham uma e vão soltando o
ar devagar, enquanto vocês falam:
Há pessoas que ficam
alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste
momento a bola já deve estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha.
Encham outra bola e deem um
nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância
(neste momento, brinquem com a bola, jogando para cima e depois batam nela,
demonstrando situações de alegria e tristeza).
- Para concluir, falem: Aqui
nesta demonstração há dois tipos alegria. Ambas são importantes, mas há uma
alegria superior, cuja fonte está em Deus.
Leiam: “Resta, irmãos meus,
que vos regozijeis no Senhor.” (Fp 3.1).
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
A Alegria está no ar
Objetivo:
Refletir sobre os obstáculos à alegria.
Material:
Cadeiras para cada aluno
CD player ou outro objeto
que emita som ou música.
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo, com a
parte das costas voltadas para o centro.
- Forneçam as seguintes
orientações:
1º. Momento: cada aluno
ficará em pé ao lado de uma cadeira. Ao toque de uma música ou outro sinal os
alunos devem andar ao redor das cadeiras. Quando a música parar, devem procurar
uma cadeira para sentar.
2º. Momento: retirar uma cadeira
e fazer o mesmo procedimento do 1º. Momento. Repetir esta operação pelos menos
5 a 6 vezes. Os alunos que ficarem sem cadeira sairão da atividade.
Reflexão sobre a alegria, o
entusiasmo do início da atividade.
No início havia cadeiras
para todos, a alegria está disponível para todos.
Quais os obstáculos para
continuar na brincadeira? Somente a retirada da cadeira? Houve algum motivo
diferente? Algum colega empurrou? Você não procurou?
- Para encerrar falem sobre
os obstáculos que podem impedir nossa alegria, mas enfatizem que em Deus temos
alegria. E depois leiam Fp 3.1 e 4.4.
Ideia original da
brincadeira das cadeiras desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macêdo
4 comentários:
Muito bom.
Toperson!
Muito obrigada Aula por compartilhar conosco sua experiência.
Deus te abençoe grandemente.
Excelente. Vou usar como ilustração na ministração da palavra.
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