Lição 02: O que deu errado com a família?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Iniciem o estudo da lição, perguntando: O que deu errado com a Família?
Certamente
várias respostas aparecerão, mas enfatizem que a origem de todo problema foi a
existência do mal, através do pecado cometido por Adão e Eva: a desobediência.
-
Mas, alguém pode perguntar: E o que eu tenho a ver com isso? Algo que foi
cometido há muito tempo e eu tenho que pagar o pato?
-
Para melhorar a compreensão da contaminação do pecado, realizem a seguinte
atividade:
1
- Antes da aula: Organizem folhas de papel ofício, com figuras geométricas
desenhadas, como: triângulo, quadrado e circulo. Cada folha deverá ter apenas
uma figura.
2
– Distribuam uma folha para cada aluno.
3
– Os alunos deverão andar pela sala e conversar com os colegas e copiar na sua
folha o desenho que o colega tem.
4
– Orientem para que mudem de colegas pelo menos 03 vezes.
5
– Falem: Olhem para seus papéis e obsevem o que aconteceu. Todos possuem as
marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo
figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
6
– Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado no mundo, e pelo
pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que
todos pecaram”.
-
Falem: O pecado cometido pela primeira família alcança também todas as famílias
e traz consequências negativas. Mas, enfatizem que Deus apresenta uma solução
para o problema: reatar o relacionamento com os homens, através do sacrifício
de Jesus.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Aliança”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Aliança
Objetivo:
Refletir sobre o que pode interferir de forma negativa na família, maculando o
relacionamento entre os seus membros.
Material:
01
aliança
01
flanela
01
polidor de metais
Procedimento:
-
Falem para os alunos o que significa a palavra “aliança”.
De
acordo com o dicionário Michaelis, aliança é: 1 Pacto contraído por mútuo
acordo, para determinado fim comum. 2 Resultado dessa associação. 3 Pacto de
amizade celebrado entre estados ou povos. 4 Fusão ou união de coisas
diferentes. 5 Matrimônio. 6 Coligação, confederação, união, liga. 7 Liga de
metais. 8 Anel usado como símbolo de noivado ou casamento.
-
Acrescentem que a aliança, concerto ou pacto pode ocorrer entre Deus e o homem,
do homem com Deus e entre os homens. Falem que numa aliança, há duas partes
envolvidas.
-
Em seguida, apresentem uma aliança para a turma e solicitem a um aluno para
utilizar uma flanela e um pouco de polidor de metais para polir a aliança.
-
Depois, peçam para que mostrem a aliança e a flanela.
-
Falem: A aliança está brilhando e a flanela está manchada de preto.
-
Perguntem: o que aconteceu?
Aguardem
as respostas.
-
De que forma podemos extrair exemplos disto para a família?
Somos
parte integrante de uma família, não podemos deixar que os problemas estraguem
e perturbem o bom relacionamento que deve haver entre os seus membros.
-
Reflitam sobre o que tem dificultado, maculado o relacionamento na família.
-
O que pode significar o polidor? Leitura da palavra, comunhão, oração, perdão,
pedir desculpas, uma conversa etc.
Por
Sulamita Macedo.
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