Adolescentes - Currículo do Ano 2: Vivendo em
Família
Lição 05: Viver é fácil, difícil é conviver
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
-
Iniciem o estudo da lição, falando sobre o tema da aula: Viver é fácil, difícil
é conviver...
-
Falem: No meio familiar, ocorrem, muitas vezes, dificuldades de convivência.
-
Então, solicitem aos alunos para que eles apontem algumas situações que podem
exemplificar problemas de convivência na família.
-
Depois, com os exemplos dados, trabalhem o conteúdo da lição, de forma
participativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Convivência
em Revisão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivo:
Analisar nossas ações no âmbito familiar.
Material:
01
caixa
01
tesoura
01 prego
01
lixa
01
chave
01
cotonete
Procedimento:
-
Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados,
dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um
deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura:
cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego:
Fixar, unir.
Lixa:
Retirar as asperezas, os excessos.
Chave:
Abrir ou fechar.
Cotonete:
Limpar ouvido.
-
Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para
que a convivência familiar seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura:
Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas
mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa:
Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave:
Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas
promotoras de desavenças.
Cotonete:
Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
-
Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios
causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente
de boa convivência.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário