Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo
meus Direitos e Deveres
Lição 05: Vivendo em Segurança
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: A lição de hoje tem como tema a segurança que somente encontramos em
Deus.
-
Iniciem o estudo do tema através da dinâmica “Proteção
24 horas”.
-
Coloquem no quadro uma figura de uma pessoa com medo, semelhante a esta ao
lado.
-
Escrevam estas perguntas no quadro. Depois, leiam uma de cada vez e aguardem as
respostas.
Em
quais situações vocês já sentiram medo?
Quais
situações vocês se sente seguro?
-
Depois, trabalhem os demais conteúdos da lição sempre de forma participativa e
contextualizada. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Proteção 24 horas
Objetivo:
Refletir sobre a proteção humana e a segurança que somente encontramos em Deus.
Material:
Figuras de fortalezas e
torres(faróis).
Procedimento:
- Após trabalhar o que trata
Zc 2. 4 e 5(ausência de muro ao redor da cidade e a glória de Deus como um muro
de fogo) falem que historicamente as
cidades tinham muros que serviam de proteção para o povo contra os ataques dos
inimigos.
- Falem para os alunos sobre
o cuidado que temos com a proteção tanto pessoal como do patrimônio.
Acrescentem também a falta de segurança que vivenciamos atualmente com o
aumento da violência social.
- Depois, perguntem: O que
nos protege da insegurança que vivenciamos?
Aguardem as respostas.
Certamente, alguns confirmarão que somente possuem a proteção divina, outros,
além desta, vão falar de segurança eletrônica e/ou armada, atenção ao que
acontece ao redor, etc
- Apresentem algumas figuras
de fortalezas e torres que sua cidade possui ou mesmo de outros lugares.
Falem sobre a construção de
fortalezas em localização estratégica nas cidades litorâneas que serviram para
promover segurança. Além disso, falem sobre as torres que possuem faróis que
serviam e servem até hoje para orientar a navegação à noite, promovendo também
segurança para os navegantes.
- Agora, leiam:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso
refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Perguntem: Quem é a nossa
fortaleza? E torre forte?
Espera-se que os alunos
tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o nome do
Senhor!
- Falem: Temos uma torre
forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através de Sua palavra que é
luz para nosso caminho.
- Depois, perguntem se há
algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando se sentir amparado.
Certamente, haverá.
Então, peçam para que a
turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para que os alunos
deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para que se sintam
fortalecidos pelo cuidado e proteção dos colegas.
Depois, façam uma oração
pelos que estão dentro do círculo, para que sintam segurança e proteção 24
horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.
- Para concluir, leiam conjuntamente:
Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para
ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso
refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Por Sulamita Macedo.
6 comentários:
Adorei essa dinâmica! Vou fazê-la e também durante a semana vou entrar em contato com eles para trazerem músicas e versículos com tema segurança. Um grande abraço Sulamita
Anônimo, muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz ao saber que vai colocar em prática a dinâmica sugerida para aula. Faça bom proveito!
Oi Sulamita meu nome é Edilane Cordeiro rsrssrsrrs. Seu site é muito enriquecedor para todas as aulas que leciono aos pré-adolescentes na minha igreja!
Edilane Cordeiro, muito obrigada pela visita. Que bom saber que aqui no blog você encontra sugestões que são enriquecedoras para suas aulas com os pré-adolescentes.É muito bom saber disto, pois sinto-me motivada a continuar.Volte sempre!
GOSTO MUITO DO SEU BLOG! SEMPRE ANTES DE APLICAR A LIÇÃO DOU UMA PASSADINHA AQUI PARA VER AS SUGESTÕES DE DINÂMICAS... E GOSTO MUITO. UMA SUGESTÃO QUE EU DARIA A VOCÊ É - DA UM ESBOÇO MAIOR SOBRE A LIÇÃO E OS PONTOS PRINCIPAIS- FIQUE NA PAZ E CONTINUEI SEMPRE COM SEU BLOG ATIVO POIS É DE MUITO PROVEITO PARA NOS PROFESSORES!
Anônimo, é bom saber que você passa por aqui para ver as sugestões para a aula.Muito obrigada pela sugestão.
Volte sempre!
Postar um comentário