RSS

terça-feira, 29 de julho de 2014

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo meus Direitos e Deveres
Lição 05: Vivendo em Segurança

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: A lição de hoje tem como tema a segurança que somente encontramos em Deus.
- Iniciem o estudo do tema através da dinâmica Proteção 24 horas”.
- Coloquem no quadro uma figura de uma pessoa com medo, semelhante a esta ao lado.
- Escrevam estas perguntas no quadro. Depois, leiam uma de cada vez e aguardem as respostas.
Em quais situações vocês já sentiram medo?
Quais situações vocês se sente seguro?
- Depois, trabalhem os demais conteúdos da lição sempre de forma participativa e contextualizada. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Proteção 24 horas
Objetivo: Refletir sobre a proteção humana e a segurança que somente encontramos em Deus.
Material:
Figuras de fortalezas e torres(faróis).
Procedimento:
- Após trabalhar o que trata Zc 2. 4 e 5(ausência de muro ao redor da cidade e a glória de Deus como um muro de fogo) falem que historicamente  as cidades tinham muros que serviam de proteção para o povo contra os ataques dos inimigos.
- Falem para os alunos sobre o cuidado que temos com a proteção tanto pessoal como do patrimônio. Acrescentem também a falta de segurança que vivenciamos atualmente com o aumento da violência social.
- Depois, perguntem: O que nos protege da insegurança que vivenciamos?

Aguardem as respostas. Certamente, alguns confirmarão que somente possuem a proteção divina, outros, além desta, vão falar de segurança eletrônica e/ou armada, atenção ao que acontece ao redor, etc
- Apresentem algumas figuras de fortalezas e torres que sua cidade possui ou mesmo de outros lugares.
Falem sobre a construção de fortalezas em localização estratégica nas cidades litorâneas que serviram para promover segurança. Além disso, falem sobre as torres que possuem faróis que serviam e servem até hoje para orientar a navegação à noite, promovendo também segurança para os navegantes.
- Agora, leiam:
 Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Perguntem: Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?
Espera-se que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o nome do Senhor!
- Falem: Temos uma torre forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através de Sua palavra que é luz para nosso caminho.
- Depois, perguntem se há algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando se sentir amparado.
Certamente, haverá.
Então, peçam para que a turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para que os alunos deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para que se sintam fortalecidos pelo cuidado e proteção dos colegas.
Depois, façam uma oração pelos que estão dentro do círculo, para que sintam segurança e proteção 24 horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.
- Para concluir, leiam conjuntamente:
 Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.

Por Sulamita Macedo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Adorei essa dinâmica! Vou fazê-la e também durante a semana vou entrar em contato com eles para trazerem músicas e versículos com tema segurança. Um grande abraço Sulamita

Sulamita disse...

Anônimo, muito obrigada pela visita e comentário. Fico feliz ao saber que vai colocar em prática a dinâmica sugerida para aula. Faça bom proveito!

Anônimo disse...

Oi Sulamita meu nome é Edilane Cordeiro rsrssrsrrs. Seu site é muito enriquecedor para todas as aulas que leciono aos pré-adolescentes na minha igreja!

Sulamita disse...

Edilane Cordeiro, muito obrigada pela visita. Que bom saber que aqui no blog você encontra sugestões que são enriquecedoras para suas aulas com os pré-adolescentes.É muito bom saber disto, pois sinto-me motivada a continuar.Volte sempre!

Anônimo disse...

GOSTO MUITO DO SEU BLOG! SEMPRE ANTES DE APLICAR A LIÇÃO DOU UMA PASSADINHA AQUI PARA VER AS SUGESTÕES DE DINÂMICAS... E GOSTO MUITO. UMA SUGESTÃO QUE EU DARIA A VOCÊ É - DA UM ESBOÇO MAIOR SOBRE A LIÇÃO E OS PONTOS PRINCIPAIS- FIQUE NA PAZ E CONTINUEI SEMPRE COM SEU BLOG ATIVO POIS É DE MUITO PROVEITO PARA NOS PROFESSORES!

Sulamita disse...

Anônimo, é bom saber que você passa por aqui para ver as sugestões para a aula.Muito obrigada pela sugestão.
Volte sempre!