Jovens e Adultos: Fé e Obras – Ensinos de Tiago para
uma Vida Cristã Autêntica
Lição 05: O Cuidado ao falar e a Religião Pura
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, iniciem o estudo da lição. Observem as seguintes sugestões:
-
Falem sobre o título da lição “O Cuidado ao falar e a Religião Pura”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.
-
Iniciem o estudo do tema, lendo o texto “Penas
ao Vento”, que proporcionará a reflexão sobre o cuidado ao falar.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Diante do
Espelho”.
-
Depois, Escrevam no quadro o que caracteriza a Religião Pura apontada por Tiago
no capítulo 1, versículos 26 e 27, para melhorar a retenção do que está sendo
explanado, através da visualização.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Diante do Espelho!
Objetivo: Refletir
sobre a alegoria que Tiago usa do homem que se olha no espelho e logo não se
lembra do seu rosto.
Material:
01
espelho
01
quadro ou cartolina
Procedimento:
-
Apresentem para a turma um espelho.
-
Falem: Como é bom um espelho!
-
Passem o espelho para os alunos e peçam para que se olhem.
-
Perguntem:
Quais
as razões que nos movem a nos olhar no espelho?
Aguardem
as respostas e anotem no quadro ou cartolina.
-
Perguntem, ainda: Qual tem sido a relação que construímos com o espelho?
Será
que somos daqueles que gostamos de nos olhar no espelho e passamos alguns
minutos diante dele, pois gostamos do que vemos?
Ou
será que nos olhamos no espelho de forma rápida, porque não gostamos do que
vemos?
Ou
quem sabe nos olhamos uma vez, depois voltamos, olhamos outra vez e ainda
retornamos?
-
A partir das respostas, vocês trabalhem as seguintes ideias:
O
espelho mostra a face externa, ao acharmos alguns defeitos visíveis na roupa,
no sapato, no cabelo, na pele, na maquiagem etc, procuramos corrigi-los.
A
alegoria que Tiago usa do homem que se olha no espelho e logo não se lembra do
seu rosto mostra o cuidado que devemos ter diante da Palavra de Deus, como praticantes
e não somente ouvintes.
Depois,
leiam: Tiago 1:23-24:
“Porque,
se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que
contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e
vai-se, e logo se esquece de como era”.
Cuidado!
Quem ouve e não cumpre a Palavra, não atentou, não fixou, não aprendeu para
praticá-La. Daí, a necessidade de olhar para a Palavra com atenção, para que na
nossa “face interna” haja mudanças.
-
Para finalizar, falem: Ao ler a Bíblia, ela nos mostra como estamos e como deve
ser nossas atitudes.
Qual
deve ser nossa postura diante dEla?
Leiam
Tg 1. 25: “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e
nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será
bem-aventurado no seu feito”.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Penas ao vento
Conta-se que, num tempo e lugar distantes daqui, um
jovem levantou falso testemunho, inventando uma história repleta de meias
verdades sobre uma pessoa inocente. A fofoca se espalhou rapidamente e começou
a prejudicar a vítima.
Ocorre que ao ver os danos causados, o jovem se
arrependeu e procurou um velho sacerdote para conversar e pedir orientação. O
sábio o atendeu calmamente, ouvindo cada uma de suas palavras. Ao final disse:
- Você está realmente arrependido deste ato?
O jovem rapidamente respondeu que sim e que
inclusive já havia pedido perdão à pessoa que injustamente havia acusado.
- Bem, respondeu o confessor, então peço que você
faça o seguinte:
- Você vai pegar um travesseiro de penas, subir em
um alto da montanha e soltar as penas ao vento.
–
Só isso? Admirou-se o rapaz.
– Sim. Depois volte aqui.
No dia seguinte o jovem voltou muito satisfeito.
Então o sacerdote disse:
– Agora você
está preparado para cumprir a outra parte. Volte à planície e recolha todas as
penas novamente no travesseiro e venha me mostrar.
O jovem
olhou sem entender e disse:
- Mas isso é
impossível.
- Justamente. Da mesma forma é impossível reparar a
fofoca, a mentira, falso testemunho. Apenas porque a misericórdia de Deus é
infinita, você poderá receber o perdão. Mas o mal que você provocou ficará
pairando sempre, como penas ao vento. Pense bem antes de falar novamente algo
contra alguém!
Que tal espalhar esta história por aí como penas ao
vento? Autoria desconhecida.
Texto Pedagógico
Como utilizar bem o tempo de aula da EBD
Não perca tempo!
Vamos pensar um pouco sobre o tempo de aula da
Escola Bíblica Dominical. Nas escolas seculares, a hora/aula dos turnos
matutino e vespertino tem 50 minutos de duração, enquanto no noturno 40m, com 5
aulas diárias. Na EBD, temos 01 aula semanal, geralmente, de 50 a 60 minutos.
Considero que é este tempo é pouco, o ideal seria 1h30m. Mas, qualquer que seja
o tempo destinado para a aula, deve ser bem utilizado.
Você já parou para pensar nesse tempo de aula da EBD, relacionando a
totalidade de tempo semanal que seu aluno está exposto a muitas formas de
informação e influência? Com certeza é um espaço temporal mínimo, então não
desperdice os minutos precisos destinados para o estudo da lição. Mas, O que
você tem feito com o tempo de aula da EBD?
Uma das formas de utilizar bem o tempo da aula da
EBD é realizar o planejamento de ensino, para que o momento da aula seja
ocupado com o estudo e com atividades importantes e consistentes para o tema a
ser abordado. A outra forma é executá-lo com sucesso.
Ao iniciar a aula, mantenha um contato com os
alunos, de forma breve. Na parte inicial das lições que são publicadas neste
blog, coloco repetidamente algumas sugestões de como realizá-la, que deve
acontecer antes de começar o estudo da lição. Com certeza, você já deve
conhecer!
Em seguida, faça a introdução do tema, também de
forma rápida, situando o aluno no contexto da lição, associando o tema com
aulas anteriores, estimulando o aluno para o que vai ser estudado neste dia.
Lembre-se de que a aula não começa aqui, pois já teve seu início naquele
momento inicial, já citado no parágrafo anterior.
Depois, utilize o tempo com o desenvolvimento da
lição, mantendo o foco da aula, com a explanação do tema a ser estudado e
execução de atividades relevantes. Utilize métodos variados e técnicas
adequados ao assunto e para os alunos.
Veja, no marcador “Textos Pedagógicos” deste blog, textos sobre
diferentes formas de dinamizar as aulas da EBD.
Para conclusão da aula, reserve um tempo para fazer
o fechamento da lição, enfatizando os pontos mais importantes, levando o aluno
a refletir sobre estes ensinamentos para sua vida prática. Daí, a necessidade
de contextualizar o tema da aula com o tipo de aluno que você tem, desde a o
desenvolvimento da lição, para que neste momento de finalizar a aula, o aluno
possa também fazer suas próprias conclusões.
Não há necessidade de uma rigidez temporal
cronometrada pelo relógio de forma exagerada, para a execução das 03 partes da
aula – a introdução, o desenvolvido e a conclusão. É necessário apenas um olhar
atento e cuidadoso para que não haja perda de tempo. Veja esta sugestão, para
uma aula de 60 minutos: reserve 10 minutos para a introdução, 40 minutos para o
desenvolvimento, 10 minutos para a conclusão, aproximadamente.
Há professores que não planejam a lição, nem têm
cuidado com o tempo de aula e pode achar que 50 a 60 minutos é um grande
intervalo temporal para a aula. Então, começa a contar histórias pessoais ou de
outrem, divaga pelo assunto sem objetivo, quando percebe o tempo já passou e
resta pouco tempo para coisas importantes. Dessa forma, o professor manteve o tempo
de aula ocupado, mas foi mal utilizado. Daí, a importância de ler a lição,
destacando os pontos mais importantes para trabalhar primeiro, depois os outros
pontos serão abordados. Planeje a aula, não improvise.
O professor, tendo conhecimento de como dividir o
tempo de aula, não desperdiçará este momento precioso de ensino da Palavra de
Deus, saberá o que vai realizar dentro da organização previamente feita e o
tempo será ocupado e bem utilizado.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para
todo o propósito debaixo do céu”(Ec 3:1), inclusive ministrar uma boa aula,
utilizando bem o tempo!
Por
Sulamita Macedo.
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