Discipulado 2
– Novos Convertidos
Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
Professoras e professores, iniciem a aula,
cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há
alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês
mantenham contato com eles, através de telefone ou email.
- Falem do tema da aula: O Discípulo e a Impureza.
- Utilizem a dinâmica “O Peso do Pecado” e em seguida
trabalhem os itens I e II da lição.
- Trabalhem o item III da lição. Procurem
contextualizar o tema com a vida do aluno, apontando formas de como evitar a
impureza.
- Para finalizar a aula, leiam o texto “A Esponja”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Peso do Pecado
Objetivo: Demonstrar os efeitos do pecado e a liberdade que
Jesus nos dá através do perdão.
Material: 01 objeto pesado ou uma fruta grande (melancia ou
jaca).
Procedimento:
- Falem sobre o pecado e suas consequências, do
fardo que o homem carrega quando peca.
- Entreguem o objeto ou a fruta para este aluno e
continuem falando sobre o pecado e suas consequências.
- Depois de um certo tempo, perguntem para o aluno:
Está incomodado? Está pesado?
Certamente o aluno responderá que está incomodado
com o peso que está segurando.
- Falem que há uma solução para isto. Então leiam
João 1.29: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, enfatizando a
palavra TIRA e nesse momento retirem o objeto ou a fruta das mãos do aluno e
coloquem sobre uma mesa ou cadeira.
- Perguntem para o aluno: Como está se sentindo
agora?
Falem que só Jesus pode nos perdoar, livrando-nos
do fardo do pecado.
- Leiam ainda Mateus 11.28 a 30.
- Concluam, afirmando que Jesus nos concede o
perdão, mas o pecador deve reconhecer que pecou, confessar suas culpas através
da oração e abandonar o pecado.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão: A Esponja
Uma esponja gigantesca alcançou fama com seu alto poder de absorver água
por onde passava. Ela era temida por todos os fazendeiros da região. As
lavouras praticamente se transformavam em desertos.
A esponja ouviu falar de um grande fazendeiro que estava a cultivar uma
linda lavoura de trigo. Imediatamente, chegou às suas terras. Ficou
contemplando a nova técnica de irrigação, uma fonte cristalina jorrava sem
parar sobre a lavoura. Dizia consigo, quando todos dormirem, eu começarei a
beber a sua água, pois estarei debaixo de suas terras.
À noite, quando todos dormiam, começou a sugar a água, mas não conseguiu
sucesso com o seu antigo plano, pois a água pura da fonte queimava a velha
esponja. Então convidou todos os seus parentes para acabar o trigal. Apesar do
grande estrago no terreno, nada foi abalado, o trigo continuava a crescer;
mesmo que seu trabalho contínuo permanecesse, a decepção era tremenda.
As esponjas se multiplicaram a tal ponto que não havia um pé trigo sem
ter uma por perto. Mas o trigal ia crescendo, a fonte viva trabalhava noite e
dia para impedir a morte do trigal.
O verão se aproximava e já estavam a aparecer os primeiros frutos. Não
demorou muito para que os empregados começassem a se preparar para a ceifa. No
dia marcado, todos os empregados começaram a colher o trigo com tanta rapidez
que a esponja e seus parentes se atrapalhavam, tentando impedir a colheita.
Mas o trabalho foi tão rápido que trigo foi colhido integralmente.
Quando o trigo estava a salvo no celeiro, o fazendeiro veio e ateou fogo ao
terreno. A esponja não teve tempo para fugir, pois estava tentando encontrar
forças para atacar outras terras. O fogo tomou conta de tudo, mas o trigo
estava a salvo.
Reflitam sobre o texto, através destas perguntas:
A que você compararia a velha esponja?
O texto deixa claro que salvação do trigal foi em
razão da fonte viva que irrigava continuamente a terra. O que tem irrigado a
sua vida cada dia?
O adversário é um ladrão audacioso. Como você tem
se livrado do seu ataque?
Autoria desconhecida
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