Juvenis -
Currículo do Ano 2: Lições práticas do Sermão do Monte
Lição 04: É possível amar o inimigo?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão
criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com
eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Introduzam o tema da aula, lendo o versículo:
“Amarás,
pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo
o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E
o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há
outro mandamento maior do que estes”. Marcos 12:30-31
-
Para exemplificar e enfatizar a importância do amor em ação, utilizem a
dinâmica “O Coração Mais Bonito”.
-
Depois, perguntem: Que demonstração de amor podemos realizar por nosso próximo?
Aguardem
as respostas e em seguida trabalhem os pontos levantados na lição para o estudo
do tema.
Procurem
sempre ministrar a aula, procurando a participação dos alunos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo:
Refletir sobre o amor em ação.
Material:
01 coração grande.
01 coração pequeno para cada aluno.
01
pirulito em forma de coração para cada aluno.
Procedimento:
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor
de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos
como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de
congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas
que devem existir entre as pessoas.
-
Para finalizar, entreguem para cada aluno um pirulito em forma de coração.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário