Jovens e Adultos: Fé e Obras – Ensinos de Tiago
para uma Vida Cristã Autêntica
Lição 02: O Propósito da Tentação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, iniciem o estudo da lição. Observem as seguintes sugestões:
-
Falem que nesta aula, o tema a ser estudado será sobre o propósito das
tentações.
-
Depois, procurem conceituar o termo “tentação”, apresentando o significado da
Epístola.
- Depois, trabalhem sobre a origem da tentação.
-
Resultados positivos da tentação e seu propósito na vida do crente.
-
Reflitam e expliquem o paradoxo contido no versículo de Tiago 1.2 “Meus irmãos,
tende grande gozo quando cairdes em várias tentações”.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Vencendo
os Obstáculos”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Vencendo os Obstáculos
Objetivo:
Refletir sobre a confiança, a esperança e fé que temos mesmo diante de
dificuldades.
Material:
01 caixa que caiba os
seguintes objetos:
01 figura de um rosto
sorrindo
01 bala de mel
01 lenço
Um pouco de sal
01 faca
01 lixa(pedaço)
01 pedra
01 espinho
01 limão
01 coroa(feita de cartolina
e papel laminado)
Procedimento:
- Passem a caixa para que
alguns alunos tirem um objeto da caixa.
Se vocês quiserem fazer com
todos os alunos, a quantidade dos objetos deve ser aumenta.
- Peçam para que a pessoa
que pegou o objeto pense o que pode significar este objeto nas lutas da vida
cristã.
Nesse momento, os alunos
podem pedir ajuda ao colega do lado.
- Solicitem que os alunos
socializem o que pensaram, mostrando primeiro o objeto.
Vejam o que pode representar
os objetos:
Rosto
sorrindo: alegria na tribulação e no momento do desfecho da
situação.
Bala
de mel: alegria que encontramos na Palavra de Deus: As tuas
palavras são mais doces que o mel(Sl 119.103)
Lenço:
para enxugar as lágrimas de tristeza, de alegria e quando oramos.
Sal:
Conserva a nossa fé, confiança
Faca:
corta, retirando aquilo que prejudica nossa caminhada
Lixa:
retira as pequenas imperfeições
Pedra:
simboliza as dificuldades do caminho ou até mesmo aquelas que são jogadas para
nos atingir.
Espinho:
representa o incômodo, o sofrimento
Limão:
representa os azedumes, as angústias, as tristezas
Coroa
:
o vencedor receberá a coroa da vida(Tg 1.12)
- Para concluir, leiam:
“Tenho-vos dito isto, para
que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci
o mundo”(Jo 16.33).
“Muitas são as aflições do
justo, mas o Senhor o livra de todas”(Sl 34.19).
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Em
discussão: O Método do Debate nas aulas da EBD
O Método do Debate ou Discussão em
grupo, no aspecto pedagógico, consiste em lançar uma pergunta ou uma proposição
polêmica ou instigadora para que os alunos se posicionem contra ou a favor.
A utilização do debate requer a
formulação de um questionamento bem elaborado pelo professor, que provoque nos
alunos a participação, fazendo com que eles exponham suas ideias, seus
posicionamentos.
Pode ser usado na introdução de uma
aula, para dar início ao estudo de um tema, com o objetivo de analisar vários
pontos de vista sobre a situação proposta, partindo das ideias diferentes do
grupo, obtendo assim uma aprendizagem cruzada entre os participantes.
No momento das falas dos alunos, é
interessante uma observação atenta, por parte do professor, ao que está sendo
debatido, como também manter controle sobre a discussão, pois podem ocorrer
alguns excessos verbais e de atitudes, devido a ânimos mais acirrados por parte
de alguns alunos, que perdem o equilíbrio e o bom senso no momento de se
colocar diante de uma fala contrária a sua.
Então, é recomendável fazer um
alerta para os alunos, antes do início do debate, para que haja respeito ao
outro que tem um posicionamento oposto ao seu, lembrando-lhes que o debate não
é uma briga, nem um ringue de competição de conhecimento nem de pontos de vista
contrários, mas, sobretudo, um momento de estudo sobre um tema, partindo
inicialmente das ideias dos alunos. Lembre-lhes da mansidão e temor apontados
no versículo de I Pe 3.15: “... estai preparados para responder com mansidão e
temor...”.
É comum num debate que alguns
alunos se sobressaiam mais que outros, por ter conhecimento sobre o tema, por
ter mais facilidade para expor suas ideias. Então, é importante que o professor
estimule os demais alunos a se posicionarem, não deixando que fiquem apenas
assistindo, para que não haja um debate entre 02 ou 03 alunos, monopolizando a
discussão.
Existe outra forma de debate
conhecida como Discussão em Painel, que consiste em 02 pessoas diante de um
grupo se posicionarem, um contra e outro a favor, sobre um tema, enquanto os
demais apenas assistem. Depois do debate, poderá ou não haver a discussão com o
grupo maior, com intervenção de um líder ou professor. Os debatedores neste
caso devem ser comunicados a tempo de se prepararem com antecedência, como
também o mediador da discussão deve estar qualificado e ser conhecedor dos
pontos de vista diferentes sobre o tema.
Numa aula de EBD, após o debate, o
professor deve expor o que a Palavra de Deus apresenta sobre o problema em
discussão. Dessa forma, diante dos argumentos bíblicos, é possível trabalhar de
forma equilibrada qual a posição mais acertada diante do tema discutido pelos
alunos.
Alguns cuidados devem ser
observados: nem toda lição pode ser utilizado o debate, pois é requerido um
assunto no qual haja polêmica. Quando houver um tema que provoque a discussão,
elabore uma proposição ou uma pergunta que facilite o entendimento e estimule o
debate. Não confunda o método do Debate com o de Perguntas e Respostas.
O
Método do Debate pode ser agregado à aula expositiva, possibilitando a
participação do aluno de forma efetiva. Então, que tal utilizá-lo? Para isto,
observe as orientações expostas.
Por Sulamita Macedo.
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