Jovens e Adultos: Fé e Obras – Ensinos de Tiago
para uma Vida Cristã Autêntica
Lição 03: A Importância da Sabedoria Humilde
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
– Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6
- Agora, iniciem o estudo da lição. Observem as seguintes sugestões:
-
Falem que nesta aula, o tema a ser estudado será sobre o tipo de sabedoria que
devemos pedir a Deus.
-
Iniciem o estudo do tema através da dinâmica “Quer Sabedoria?”
-
Depois, escrevam no quadro: Sabedoria Divina e Sabedoria Humana.
Reflitam
com os alunos sobre a diferença entre elas, como se consegue cada uma e quais atitudes
são geradas por estes tipos de sabedoria.
Enfatizem
a importância da sabedoria que vem de Deus no aspecto espiritual, sentimental,
emocional e relacional.
- Depois, trabalhem os demais conteúdos da
lição sempre de forma participativa e contextualizada. Dessa forma, a
aprendizagem será mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Quer Sabedoria?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a sabedoria que vem do alto.
Material:
01 caixa
Nome SABEDORIA digitado
Envelopes
pequenos(quantidade depende do número de alunos)
Papel pequeno com o
versículo de Tg 3. 17 digitado(01 para cada envelope)
01 pincel atômico ou um
marcador para quadro branco
01 cartolina ou um quadro
branco
Organizar o material da
seguinte forma:
Colar o nome SABEDORIA fora
da caixa, que fique bem visível
Colocar o versículo de Tg
3.17 dentro de cada envelope
Colocar os envelopes dentro
da caixa
Procedimento:
- Comecem lendo I Reis 3. 9
a 12:
“A teu servo, pois, dá um
coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre
o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa
aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto
pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas,
nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para
discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas
palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti
igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.
- Falem: Já conhecemos a
história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus. Mas o que ele pediu? O que
ele recebeu?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, peguem a caixa
com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé
diante da turma.
- Depois, peçam para outro
aluno ler Tg 1.5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria,
peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á
dada”.
- Quando o aluno estiver
lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está
com a caixa.
Aguardem que os alunos peçam
sabedoria, o aluno que está com caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para
quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido
novamente, até que pelo menos alguns peçam.
- Falem: Salomão fez um
pedido sábio, vocês também!
- Depois, os alunos devem
abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas a sabedoria que do alto
vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de
misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17
- Depois, escrevam no quadro
as 08 características da sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à
medida que os alunos citarem cada uma delas.
- Para finalizar, falem: É
sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
de Perguntas e Respostas
O Método de Perguntas e Respostas
consiste em lançar uma pergunta para os ouvintes, de forma que promova nos
alunos um momento de reflexão para emitir suas respostas.
Neste método é requerida uma
pergunta bem elaborada, evitando assim respostas factuais e que conduzam a
resposta com sim, não, não sei, talvez etc.
A utilização deste método nas aulas
da EBD pode ser tanto no início, no meio ou final da aula, dependendo então do
momento, que o professor desejar, previamente pensado na execução do
planejamento.
A pergunta pode ser emitida, para
turma, oralmente ou apresentada por escrito; depois de sua apresentação,
aguarde um pouco de tempo e comece a anotar as respostas no quadro ou
cartolina. Caso as respostas não apareçam de imediato, provoquem os alunos para
que eles falem.
As vantagens de sua utilização
podem ser observadas, pois com sua inserção na aula, o professor está
oportunizando a participação do aluno na aula, além de conhecer o que o aluno
sabe sobre o tema.
Quanto às desvantagens, podem ser citadas:
- O aluno não conhecer o
tema e não emitir resposta;
- Outro que emite a resposta
e ter vergonha de estar errada e temer que pode acontecer atitudes inadequadas
dos colegas devido a resposta dele – isto deve ser corrigido pelo professor,
para que todos possam ter coragem de falar e saber que vai ser respeitado;
- Despreparo do professor em
aceitar todas as respostas e depois não saber como extrair delas elementos para
a análise final.
Não descarte nenhuma
resposta, mesmo que esteja errada, incompleta ou não fazer sentido ao que foi
perguntado. Todas as respostas devem ser observadas, pois ao ser lançada a
pergunta, as respostas aparecerão.
Depois, é importante analisar todas as
respostas, apresentando os argumentos bíblicos para o desfecho da análise.
Dessa forma, o aluno perceberá que o professor “aproveitou” suas ideias, não
deixando-as de lado e, certamente, em outras ocasiões continuará a querer
participar, ao invés de se fechar, se o professor fizer de conta que não
escutou uma resposta ou não dando atenção ao aluno pela emissão de algo errado
ou descabido ou porque o professor não cortou de imediato as ações de pouco
caso dos colegas etc.
Jesus utilizou-se de várias formas
de ensinar, dentre eles o de Perguntas e Respostas. As perguntas lançadas por
Jesus objetivavam levantar questionamentos, fazendo o ouvinte pensar,
instigando à dúvida, proporcionando-lhe um novo aprendizado.
“Pois qual é mais fácil? Dizer:
Perdoados te são os teus pecados ou dizer: Levante-te e anda?“ Mt 9.5
“O batismo de João era do céu ou
dos homens? Respondei-me.” Mc 11.30
“... Quem dizem os homens ser o
Filho do homem?” Mt 16.13.
Que tal seguir o exemplo do
Mestre dos mestres? Utilize o método de perguntas e respostas nas aulas da EBD,
ele fica muito bem nas aulas expositivas! Observe as orientações deste texto e
faça bom proveito!
Por Sulamita Macedo.
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