Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Descobrindo
meus Direitos e Deveres
Lição 04: Melhor que o ouro
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem: A lição de hoje tem como tema os direitos dos adolescentes quanto ao
atendimento a saúde.
-
Iniciem o estudo do tema através da dinâmica “O Exemplo de Salomão”
-
Depois, escrevam no quadro: Sabedoria Divina e Sabedoria Humana.
Reflitam
com os alunos sobre a diferença entre elas, como se consegue cada uma e quais
atitudes são geradas por estes tipos de sabedoria.
Enfatizem
a importância da sabedoria que vem de Deus no aspecto espiritual, sentimental,
emocional e relacional.
- Depois, trabalhem os demais conteúdos da
lição sempre de forma participativa e contextualizada. Dessa forma, a
aprendizagem será mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O Exemplo de Salomão
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a sabedoria que vem do alto.
Material:
01 caixa
Nome SABEDORIA digitado
01 folha de papel laminado
dourado
01 pincel atômico ou um
marcador para quadro branco
01 cartolina ou um quadro
branco
Organizar o material da
seguinte forma:
Colar o nome SABEDORIA fora
da caixa, que fique bem visível
Cortar o papel laminado
dourado em pedaços pequenos(8cm x 5cm) e escrever a palavra SABEDORIA em cada
recorte e colocá-los dentro da caixa
Procedimento:
- Comecem lendo I Reis 3. 9
a 12:
“A teu servo, pois, dá um
coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre
o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa
aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto
pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas,
nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para
discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas
palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti
igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.
- Falem: Já conhecemos a
história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus. Mas o que ele pediu? O que
ele recebeu?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, peguem a caixa
com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé
diante da turma.
- Depois, peçam para outro
aluno ler Tg 1.5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria,
peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á
dada”.
- Quando o aluno estiver
lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está
com a caixa.
Aguardem que os alunos peçam
sabedoria, o aluno que está com caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para quem
pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido novamente,
até que pelo menos alguns peçam.
- Falem: Salomão fez um
pedido sábio, vocês também! A sabedoria que vem de Deus é preciosa, como
ouro(apontem para o papel laminado dourado).
- Para finalizar, falem: É
sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
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