Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um
livro atual
Lição 01: A Origem da Bíblia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Origem da Bíblia.
- Para introduzir o estudo do tema da aula,
utilizem a dinâmica “O Manual de
Instruções”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O manual de Instruções
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o manual de instruções para o cristão – a Bíblia.
Material:
01 Bíblia
Alguns manuais de instruções de equipamentos ou de outros objetos
01 notebook com acesso a internet
Alguns manuais de instruções de equipamentos ou de outros objetos
01 notebook com acesso a internet
Vídeo
do YouTube “Montando a Barraca”
Para
ver o vídeo sigam o link: https://www.youtube.com/watch?v=2dQyLHMg38U
Procedimento:
- Iniciem com uma roda de conversa, solicitando que os alunos comentem sobre o que já vivenciaram sobre alguém ou eles mesmos que usaram ou não uma manual de instruções de um equipamento ou de um brinquedo etc.
Observem o que eles falam sobre o uso ou não de manual de instrução e o resultado dessas ações.
- Organizem os alunos para que vejam como montar uma barraca, através de um vídeo, já mencionado no item material, com duração de apenas 50 segundos.
Observem o que eles falam sobre o uso ou não de manual de instrução e o resultado dessas ações.
- Organizem os alunos para que vejam como montar uma barraca, através de um vídeo, já mencionado no item material, com duração de apenas 50 segundos.
-
Exibam o vídeo.
-
Perguntem:
O
que vocês viram neste vídeo?
Foi
difícil ou fácil a montagem da barraca? Por quê?
Vocês
montariam esta mesma barraca com dificuldade ou não?
Aguardem
as respostas.
-
Falem: Neste vídeo não vemos a utilização de um manual de instruções para a montagem
da barraca, mas observamos que há conhecimento e domínio das normas de como
montá-la, por parte das 02 pessoas.
- Apresentem vários manuais de instruções de equipamentos ou outros objetos que vocês possuam.
- Falem: Os fabricantes fornecem manual de instruções dos equipamentos que produzem com a finalidade de orientar a montagem ou utilização dos equipamentos de forma adequada.
- Apresentem vários manuais de instruções de equipamentos ou outros objetos que vocês possuam.
- Falem: Os fabricantes fornecem manual de instruções dos equipamentos que produzem com a finalidade de orientar a montagem ou utilização dos equipamentos de forma adequada.
-
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre um manual de instruções muito
importante para o cristão, através dele pode-se saber como viver de forma
segura. Qual é este manual?
Neste
momento, apresentem a Bíblia.
-
Para concluir falem: A Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia
confiável, pois através da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus
ensinamentos, elas encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário