Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo
os desafios do século XXI
Lição 11: A Superexposição Midiática da Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Superexposição Midiática da Igreja.
-
Reflitam com os alunos sobre a exposição da Igreja na Mídia, através de
programas evangélicos ou em outros tipos de programação.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
exemplificar o 3º. objetivo da lição, utilizem a dinâmica “Você Compartilha?”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Você Compartilha?
Objetivo: Refletir
sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
14
envelopes
Nomes
e expressões digitados(vejam no procedimento)
02
placas: 01 com o nome Compartilho e outra Não Compartilho.
Procedimento:
-
Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras
ou
expressões:
Moda
Culto
ao corpo
Mensagens
subliminares
Informação
Rápida
comunicação
Influência
de seitas
Tempo
excessivo diante da TV e Internet
Falta
de tempo para conversar
Pouco
ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização
através da mídia
Indução
a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas
de TV e sites inadequados
-
Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente para ele.
-
Vocês devem perguntar: Você compartilha?
-
O aluno deverá apresentar a placa de “compartilho” ou “não compartilho”.
-
Vocês deverão separar os envelopes de compartilho ou não compartilho. Isto deve
acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
-
Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam
para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
-
Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem
que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do
cuidado que devemos ter diante destas situações.
Por
Sulamita Macedo.
4 comentários:
Boa tarde!
Pq devo separar os envelopes de compartilho ou não compartilho? Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
Qual o intuito disso? Não pode pedir aos alunos na hora que abrem o envelope já responder se compartilha ou não?
Muito boa as dicas do seu site.
Anônimo, muito obrigada por sua visita ao blog.
Quando o aluno abrir o envelope e ler somente para ele e falar se compartilha ou não e você separar os envelopes de compartilho ou não compartilho, isto pode gerar um certo suspense, pois ninguém sabe o conteúdo do envelope. Além disso fica mais didático refletir por bloco o que eles compartilham e não compartilham.
Volte sempre!
Muito obrigada por responder!
Agora eu entendi bem o motivo de não revelar já no começo as palavras. Outra coisa, depois de eu separar as duas pilhas de compartilho e não compartilho cada aluno vai falar pq compartilha e não compartilha aquele tema que foi entregue anteriormente?
Anônimo, depois de separadas as duas pilhas de envelopes, então você começa a abrir e o aluno deve dizer a razão de ter escolhido compartilha ou não. Você pode acrescentar outras ideias e informações no momento de cada justificativa.
Parabéns pela iniciativa de retirar suas dúvidas.
Tenha uma excelente e produtiva aula!
Postar um comentário