Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 12: Exortações Gerais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Exortações Gerais.
-
Coloquem no quadro as seguintes palavras:
Velhos
Mulheres
idosas e novas
Jovens
Servos
-
Falem que nesta lição vamos estudar sobre as recomendações do apóstolo Paulo
para Tito quanto ao tratamento dele e estes grupos de pessoas.
Então
leiam o texto bíblico, apontado e refletindo sobre as orientações.
-
Falem que na igreja há várias faixas etárias e grupos específicos que precisam
de um atendimento e cuidado adequados.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Igreja para
todos”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Sugestão para a conclusão do trimestre:
1
– O professor deve escrever uma carta contendo alguns pontos importantes
estudados nas cartas de Paulo a Timóteo e a Tito.
Fazer
cópias da carta, colocar num envelope e escrever no remetente o nome do
professor ou professores e no destinatário o nome de cada aluno.
No
dia da lição 13, entregar a carta para cada aluno.
2
- Vejam outras sugestões no Texto Pedagógico, postado abaixo:
Leitura e Avaliação de Livros da Bíblia
É muito comum fazer avaliação de leitura de um
livro da Bíblia através de testes. Neste texto, sugiro 10 maneiras distintas,
fugindo da forma tradicional de avaliar:
1
- Organizar Rodas de Leitura para discutir um livro se for pequeno e partes de
um livro de for grande(muitos capítulos).
2
– Realizar dramatização de um trecho de um livro.
3
– Fazer um resumo de um livro; o professor deve apresentar um roteiro com
alguns pontos interessantes que não podem faltar no resumo.
4
– Apresentar versículos ou parte da história que mais chamou atenção na leitura
e explicar.
5
– Relacionar os nomes dos personagens bíblicos e escrever suas qualidades e
defeitos, como também atitudes que mais gostou.
6
– Enviar um email para um colega da classe, falando sobre a leitura do livro e
colocando fatos e versículos que mais chamaram a atenção. Fazer a cópia do
email e levar no dia da avaliação.
7
– Desenhar um acontecimento do livro e explicar.
8
– Se for leitura de um livro poético, organizar um Sarau para os alunos
recitarem os textos poéticos.
9
- Se for leitura do livro dos Salmos, escrever um salmo de agradecimento a Deus
e apresentar para a turma.
10
– Fazer paródias sobre o tema do livro. É interessante que esta atividade desse
ser feita em grupo. As músicas podem ser acompanhadas pelos alunos e seus
instrumentos(caso saibam tocar).
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica: Igreja para todos
Objetivo:
Refletir sobre a importância da igreja agregar todas as faixas etárias e grupos
específicos, tratando-os de forma adequada.
Material:
Palavras
digitadas: Crianças, Adolescentes, Jovens, Senhoras, Senhores, Idosos, Idosas e
Pessoas portadoras de necessidades especiais.
A
quantidade vai depender do número de alunos. Para que todos os alunos tenham
uma identificação, as palavras poderão ser repetidas.
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
-
Coloquem identificações(descritas abaixo) nos alunos, utilizando uma fita
adesiva ou outro material que fique fixado na roupa do aluno. Todos os alunos devem
ter uma identificação, as palavras poderão ser repetidas.
Crianças
Adolescentes
Jovens
Senhoras
Senhores
Idosos
Idosas
Pessoas
portadoras de necessidades especiais
-
Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!
Vai
sobrar sempre uma pessoa.
- Perguntem para a pessoa que ficou
sozinha(observem e falem qual a identificação deste aluno):
Como
você se sentiu por não está formando uma dupla?
É
ruim não está incluído?
-
Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como
se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
-
Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma
quantidade de pessoas em número ímpar.
Falem
que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por
pessoas diferentes.
-
Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
Haverá
alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
Haverá
alguém que conseguiu formar dupla e em outro momento ficar “excluído”.
Haverá
alguém que desistiu de tentar formar duplas.
–
Depois, enfatizem a importância:
Da
inclusão do plano da Salvação, por isso fomos alcançados. Leiam João 3.16,
enfatizando as palavras “Deus amou o mundo” e “para que todo aquele que nele
crer”.
Da
Igreja agregar todas as faixas etárias e grupos específicos, tratando-os de
forma adequada.
De
cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade
e comunhão.
–
Para concluir, leiam At 10.34:
“E,
abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de
pessoas”.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário