Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Jesus, o
Salvador
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Rei dos reis voltará.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Arrumando a
Mala”.
-
Para trabalhar sobre os sinais da vinda de Jesus, utilizem a dinâmica “Os Sinais”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir
sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02
cartolinas
Procedimento:
-
Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o
voo será daqui a uma hora.
-
Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.
-
Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.
-
Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
-
Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para
que parem de escrever.
-
Várias situações podem acontecer:
1
– Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2
– Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando
objetos de mais necessidade.
3
– Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em
pouco tempo.
Observação:
Qualquer que seja o resultado, há lições a ser extraídas quanto ao tema da
Vinda de Jesus.
-
Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a
preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:
Para
a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações
no tempo para a preparação.
Para
a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o
tempo e as ações.
Para
a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo
tendo sido avisado para se organizarem.
-
Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no
Arrebatamento.
-
Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de
hoje.
-
Então, comecem o estudo da lição.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Os Sinais
Objetivo:
Estudar sobre os sinais da Vinda de Jesus.
Material:
Para
o grupo 01: Papel ofício, caneta, reportagens sobre os sinais da vinda de
Jesus.
Para
o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e
reportagens sobre os sinais da vinda de Jesus.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em 02 grupos.
-
Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre os
sinais que antecedem a vinda de Jesus.
Grupo
01: jornal falado
Grupo
02: Jornal escrito.
-
Forneçam material, conforme descrição acima.
-
Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.
-
Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso
necessário.
-
Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas. No caso do jornal
falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem
as notícias.
-
Para finalizar, leiam:
“Ora
quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa
cabeça, porque a vossa redenção está próxima”(Lc 21.28).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário