Discipulando
– 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 11: Relacionando-se com a Igreja
local
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se
com a Igreja local.
-
Escrevam no quadro as seguintes perguntas?
Quando
se originou a Igreja?
O
que é igreja universal e local?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Você é
importante”.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Você é importante
Objetivos:
Refletir sobre a valorização pessoal.
Enfatizar a importância de frequentar uma
igreja local.
Material:
01 quebra-cabeça para cada grupo
Observação: Adquiram quebra-cabeça com poucas
peças. Vocês podem encontrar com preço bastante baixo nas lojas de material
importado.
Procedimento:
- Dividam os alunos em grupos.
- Distribuam para cada grupo um quebra-cabeça
faltando uma peça, mas não falem isto para eles.
- Peçam para que cada grupo monte o quebra-cabeça.
Observem o trabalho deles. Logo, eles vão falar que está faltando uma peça.
- Depois, questionem:
Está peça é importante para o quebra-cabeça?
Todas as peças estão montadas e somente uma faz
falta? Por quê?
- Depois, falem: Faz de conta que as peças são
vocês, todos são importantes para o grupo. Vocês são importantes para suas
famílias e para a igreja.
- Então, entreguem a peça que falta para cada grupo
e solicitem para que concluam o preenchimento do quebra-cabeça.
- Depois, trabalhem com os alunos sobre a
valorização pessoal e a importância de estar participando de uma igreja local.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário