Juvenis -
Currículo do Ano 1: Bons Conselhos
Lição 01: Para ler Provérbios
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Para
ler Provérbios.
-
Peçam os alunos para que abram a Bíblia no livro de Provérbios e façam um
passeio por ele, mostrando para os alunos a organização deste livro através de
blocos de capítulos e seus temas, conforme página 8 da lição do professor.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Concluir
estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Promover
integração entre os elementos do grupo.
Material:
01
quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava,
vendia”.
¼
de uma folha de papel ofício
Material
digitado com os conselhos da turma, para cada aluno(vejam como fazer no
procedimento)
01
conselho digitado extraído do livro de Provérbios para cada aluno.
Procedimento:
-
Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se
Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
-
Depois, perguntem:
O
que vocês acham desta afirmação?
Em
quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem
as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
-
Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para um dos colegas da
classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
-
Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
-
Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
-
Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula
seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da
classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
-
Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam
dos colegas).
-
Para concluir, entreguem para cada aluno um conselho extraído do livro de
Provérbios para cada aluno.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário