Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo
os desafios do século XXI
Lição 13: A Igreja do século 21
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A
Igreja do século 21.
-
Utilizem a dinâmica “O Desafio para a
Igreja”.
–
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Desafio para a Igreja
Objetivo:
Refletir sobre os tipos de desafios que a igreja tem enfrentado nos dias
atuais, num mundo de constante mudanças.
Material:
Objetos
para representar desafios
Papéis
com nomes dos tipos de desafios(vejam na lição)
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Organizem um caminho com bastantes obstáculos para representar os desafios. Nos
obstáculos, coloquem os nomes das mudanças do nosso tempo que a igreja tem
enfrentado, tais como: econômicas, políticas, sociais, religiosas, teológicas,
culturais e tecnológicas.
-
Falem: Estes obstáculos no caminho representam os tipos de desafios que a
igreja vem sofrendo nos dias atuais.
-
Peçam para que um aluno ande pelo caminho com obstáculos e retire um dos nomes,
atravesse todo o caminho e no final leia para a turma qual o tipo de desafio.
Os
outros alunos fazem o mesmo procedimento até o último desafio.
-
Depois, falem sobre cada tipo de desafio que a igreja tem enfrentado num mundo
de constantes mudanças.
Enfatizem
a importância do testemunho do cristão como sal da terra e luz do mundo e qual
o papel da igreja neste contexto.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário