Discipulando
– 4º. Ciclo – Portando uma nova identidade
Lição
01: Um novo caráter
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada,
solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem
manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas
redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi
exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa
preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados!
Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Um novo caráter.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Quando vocês falarem sobre as bem-aventuranças,
apliquem a dinâmica “Caixa da Felicidade”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar sobre as
Bem-aventuranças.
Refletir sobre a felicidade
passageira e a espiritual.
Material:
- 01 caixa de sapato com
tampa
- Digitar estas 10
expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa)
Caixa da Felicidade
OS BEM AVENTURADOS
Bem-aventurado os pobres de
espírito
Bem-aventurado os que choram
Bem-aventurado os humildes
Bem-aventurado os que têm
fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado os
misericordiosos
Bem-aventurado os puros de
coração
Bem-aventurado os
pacificadores
Bem-aventurado os
perseguidos por causa de Cristo.
- Papéis ofício branco ou
colorido
- 01 coleção de lápis
hidrocor
- 01 tubo de cola
- 01 tesoura
- 01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
Antes da aula:
- Colar o nome Caixa da
Felicidade na tampa da caixa(parte externa)
- Colocar dentro da caixa as
expressões digitadas na ordem em que se encontram no item material, isto é,
primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.
Durante a aula:
- Apresentem a Caixa da
Felicidade.
- Falem: Nesta caixa contém
formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas maneiras de ser
feliz.
- Então, peçam para que os
alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais felizes.
Aguardem os relatos. Depois
escrevam em tiras de papel ofício uma frase ou palavra que representem estes
momentos felizes citados pelos alunos.
Colem estas frases e/ou
palavras na tampa da caixa(parte exterior).
- Perguntem: Estes momentos
de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser classificados, isto é,
eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem as respostas.
Certamente a maioria vai estar no campo material.
- Agora, precisamos abrir a
Caixa da Felicidade!
- Então, peçam para que um
aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está
escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
- Falem: No sermão da
Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta
palavra?
Depois, falem: A palavra
"bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
- Agora, Falem: Vamos
conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para isto, peçam para
que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois, coloquem no quadro
cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas, por que eles são
bem-aventurados, felizes?
Estas explicações para cada
bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica de Mateus 5.3 a 12,
para que seja lida a complementação do versículo. Procurem utilizar uma
linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de forma que
seus alunos compreendam o real significado delas.
- Perguntem: Em que se
fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens materiais ou espirituais?
Como podemos encontrá-la?
Aguardem as respostas. Elas
convergirão para o aspecto espiritual.
- Para concluir, falem:
Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as bem-aventuranças estavam
dentro da caixa?
Aguardem as respostas.
Depois falem: isto nos
remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com cuidado, no
sentido de ser preservado para que não se perca o foco da felicidade, que
encontramos somente em Jesus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário