Que a
alegria do Natal nos encha de esperança no ano novo que se inicia.
Feliz
Natal!
Sulamita
Macedo.
Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 13: José, a realidade de um sonho
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: José,
a realidade de um sonho.
- Para estudar o tema,
utilizem um filme sobre o personagem bíblico José, apresentando apenas a parte
dos sonhos e a reação dos irmãos dele.
Com antecedência, assistam
ao filme por inteiro, escolham algumas partes mais importantes para apresentar
para os alunos. Vejam de que forma vocês vão exibir o filme, vejam a
disponibilidade de local e equipamentos para tal fim.
Observação: Quer saber mais como utilizar filmes nas aulas da EBD? Leiam o texto pedagógico "Como utilizar filmes nas aulas da EBD" postado abaixo.
- Reflitam sobre os sonhos e
as dificuldades para concretizá-los, mas enfatizem que Deus está no controle de
todas as coisas.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Depois, utilizem a dinâmica “A Árvore do Sonho”.
- Em seguida, façam a
conclusão do trimestre.
Durante várias postagens,
sugeri, para a conclusão do trimestre, que vocês fizessem uma Mostra Cultural
sobre os temas do livro de Gênesis estudados nas lições. Caso tenha havido
esforços para esta atividade, vejam com os demais professores e
superintendência qual o melhor momento para cada classe visitar a exposição dos
trabalhos.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Árvore do Sonho
Objetivo:
Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter sonhos, projetos e procurar
concretizá-los sob a vontade de Deus.
Material:
1/2 folha de papel ofício e caneta.
Procedimento:
- Distribuam a metade da
folha de papel ofício para cada aluno.
É comum os alunos dizerem
que não sabem desenhar, então mostre o seu desenho, porém se você for
desenhista procure simplificá-lo.
- Agora, solicitem o
seguinte:
Na copa da árvore: escrever
um sonho, um desejo, um objetivo ou um projeto de vida que pretende realizar.
Uma boa parte dos alunos
afirmará que não sabe o que escrever. Isto acontece porque muita gente não tem
visão de futuro, não projeta algo para suas vidas. Mas não desanime! Comece a
dar exemplos: obter aprovação no fim do ano, boa nota no ENEM, comprar um
objeto etc.
Ao lado das raízes: escrever em que está
firmado.
Você pode fazer as seguintes
indicações: firmado em Deus, na Palavra dEle, apoio da família e dos amigos, na
capacidade que Deus dar de estudar e realizar ações, ou ainda na perseverança,
autoestima elevada etc.
No tronco da árvore:
escrever algumas ações para concretizar o que foi sonhado, projetado.
- Para concluir, leiam Sl 1.
1 ao 3:
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o
conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na
roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei
medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de
águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo
quanto fizer prosperará”.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Como
utilizar filmes nas aulas da EBD
Luz,
Câmera e Ação!
O uso das tecnologias em sala de
aula, como suporte pedagógico, vem sendo inserido há algum tempo no meio
educacional, pois é considerado um elemento coadjuvante do processo de ensino e
aprendizagem. O filme é uma dessas tecnologias, que agregam valor ao que está
sendo estudado, pois atrai a atenção, desperta o interesse, aumenta a retenção,
vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão.
Para sua utilização de forma
satisfatória é importante observar alguns pontos relevantes:
Local
apropriado: O ideal é uma sala ou outro ambiente fechado
para exibição do filme, para que haja maior concentração dos alunos e não
ocorram interferências de som. Observe se há problemas com a luminosidade, pois
a claridade excessiva pode dificultar a visão do filme de forma satisfatória.
Equipamento
disponível: É importante o agendamento prévio do
equipamento, em caso de uso coletivo. Se for utilizar TV, observe se o tamanho
da tela é adequado para que todos vejam. Fique atento também para a altura do
som, confirmem se todos estão escutando.
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos: É recomendável que alguém
que saiba como organizar esta parte esteja disponível para tal fim, para que
não haja maiores imprevistos na instalação e/ou colocar equipamento para
funcionar.
Tempo
de instalação dos equipamentos: Os equipamentos devem ser
instalados e testados antes do horário da aula, para que não ocorra perda do
tempo da aula ou execução do plano B.
Plano
B:
Tenha sempre um plano B quando for utilizar um equipamento eletrônico, pois
pode ocorrer falta de energia, o equipamento pode dar problema ou até mesmo
esquecimento do filme em casa etc. No plano B, você deve pensar como continuar
a aula sem a exibição do filme. Dessa forma, você não improvisará, nem ficará
sem saber o que fazer.
Escolher
filmes adequados: A escolha adequada do filme é um dos fatores
importantes para que ocorra uma aula deste tipo com sucesso, para tanto, observe: relação com o tema a ser estudado, filme
compatível com a idade da turma, linguagem utilizada. Se o filme apresentar
algumas ideias contrárias a Palavra de Deus, aproveite para analisar com os
alunos como refutar tal ideia a luz da Bíblia.
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem: Uma breve explicação sobre o filme situa o aluno no
contexto da aula e do enredo. É interessante pedir aos alunos para anotar
alguns pontos, durante a exibição, para discussão posterior, e dessa forma os
alunos ficam mais concentrados no filme.
Filmes
longos são inadequados: Para o uso nas aulas da EBD, tendo em
vista ter apenas 1 hora de duração em média, é bom escolher filmes de curta
duração ou em caso de filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes
para exibi-las, que sejam mais significativos para ilustrar o tema.
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos: O professor precisa
ter uma visão geral sobre o filme, mesmo que tenha sido recomendado por outro
colega, observando a inadequação de imagens, linguagem e coerência com o tema,
para determinados tipos de classes.
Utilizar
o filme com objetivo pedagógico: O filme não deve ser usado
para preencher o tempo ou porque professor não se preparou para a aula. Pelo
contrário, a utilização do filme requer cuidado no planejamento, pois é
necessário que haja discussão e reflexão sobre o que foi exibido com relação ao
tema da aula.
Há várias possibilidades para
utilizar filmes nas aulas da Escola Bíblica Dominical:
- Exibir o filme para
iniciar um estudo, um debate ou ilustrar um tema.
- Pode ser usado de uma só
vez, caso a minutagem do filme seja adequada ao tempo de aula. Em caso de
filmes longos, escolher algumas partes mais interessantes para exibi-las.
- Exibir o filme por partes,
com paradas para discussão, promovendo a participação do aluno.
- Repetir a exibição de
trechos do filme para enfatizar pontos mais relevantes.
Como a exibição de um filme
requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação a ser observada quanto
à presença de alunos com necessidades especiais, no caso dos deficientes
auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que eles sejam
incluídos no processo da aula.
- Com alunos surdos na sala, o ideal é
escolher filmes legendados, se ele for alfabetizado na segunda língua(Português).
Se for alfabetizado em Libras(primeira língua), é interessante a presença de um
intérprete. Mesmo que o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no
filme é quase impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e
de forma pausada.
- Com a presença de alunos
cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em Braille do que vai ser
exibido, detalhando imagens mais importantes de forma que ele entenda.
A
utilização do filme nas aulas da Escola Bíblica Dominical pode ser considerada
como uma ferramenta coadjuvante para o processo de ensino e aprendizagem. É uma
das formas de transformar uma aula puramente unilateral, onde somente o
professor fala e os alunos escutam, em um momento interativo, prazeroso e
reflexivo.
Por Sulamita Macedo.
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